Por Paulo Alves, para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Uma nova função do Google Fotos, chamada de Live Albums, vai permitir a criação de álbuns automáticos que se atualizam sozinhos. Destinado a usuários que compartilham fotos sempre com as mesmas pessoas, o recurso usa o reconhecimento facial do serviço para simplificar a tarefa. O Google está liberando a função aos poucos por meio de atualização para os usuários do aplicativo no Android, iPhone (iOS) e web.

Google Fotos lança novos recursos — Foto: Ana Marques/TechTudo Google Fotos lança novos recursos — Foto: Ana Marques/TechTudo

Google Fotos lança novos recursos — Foto: Ana Marques/TechTudo

O funcionamento do Live Albums envolve selecionar as pessoas cujas fotos serão adicionadas automaticamente a um álbum. Para isso, o usuário deve criar um álbum comum e escolher os rostos que deverão ser identificados pelo Google Fotos. A cada foto tirada com o celular, o app compara as imagens com as pessoas selecionadas e move as fotos correspondentes para a pasta. Se o álbum estiver compartilhado com alguém, o material aparece automaticamente no celular do amigo.

Mães e pais podem selecionar o rosto dos filhos para criar álbuns compartilhados com o parceiro automaticamente. Como o Google Fotos também é capaz de identificar fotos de um mesmo animal, é possível usar um álbum ao vivo para criar coletâneas de fotos de pets de forma automática.

Google Fotos adiciona fotos automaticamente a álbuns compartilhados — Foto: Divulgação/Google

Google Fotos adiciona fotos automaticamente a álbuns compartilhados — Foto: Divulgação/Google

Top Shot e ajuste de profundidade

O Google também anunciou as funções Top Shot e ajuste de profundidade para celulares que contam com Modo Retrato. Com o Top Shot, o aplicativo usa o histórico da captura múltipla em HDR+ do aparelho para escolher a melhor foto, mesmo que não seja exatamente aquela que o usuário tirou ao clicar. O app mostra a foto original na galeria, mas, no menu de edição, sugere uma versão melhor que pode ser definida como padrão.

Outro recurso é o ajuste de profundidade. Ao capturar fotos no Modo Retrato, o usuário tem opção de ajustar o nível de desfoque do fundo depois, por meio do editor do Google Fotos. É possível também usar a ferramenta para mudar a cor apenas do fundo ou do sujeito em primeiro plano.

Os recursos chegam primeiro no Pixel 3, celular lançado nesta terça-feira (9) com melhorias nas especificações e versão maior, chamada de Pixel 3 XL, com recorte na tela (notch), similar ao iPhone XS. As funções serão também liberadas para o antecessor Pixel 2 e para demais celulares Android com câmera dupla.

Via Google

Como recuperar o botão 'ver imagem' do Google

Como recuperar o botão 'ver imagem' do Google

MAIS DO TechTudo