Por Taysa Coelho, para o TechTudo


O iPhone XR conta somente com uma câmera principal, mas, ainda assim, oferece aos usuários o modo Retrato, que popularizou o efeito bokeh – aquele em que o fundo da imagem fica desfocado. De modo mecânico, é necessário duas lentes para obter o resultado, mas a Apple conseguiu uma solução, através de software para seu modelo de entrada recém-lançado. O recurso, no entanto, parece só funcionar quando o sensor é apontado para uma pessoa, segundo análise feita pelo site especializado Engadget.

O smartphone chegou às lojas dos Estados Unidos nesta sexta-feira (26) por preço inicial de US$ 749, cerca de R$ 2.730 em conversão direta. Além dele, os novos iPhone XS e iPhone XS Max devem chegar ao Brasil ao longo de novembro. Preços são mantidos em segredo pelo escritório local da Apple.

iPhone XR é vendido em seis cores: vermelho, amarelo, branco, coral, preto e azul — Foto: Divulgação/Apple iPhone XR é vendido em seis cores: vermelho, amarelo, branco, coral, preto e azul — Foto: Divulgação/Apple

iPhone XR é vendido em seis cores: vermelho, amarelo, branco, coral, preto e azul — Foto: Divulgação/Apple

Quer comprar iPhone com desconto? Conheça o Compare TechTudo

De acordo com a publicação, ao apontar a câmera para qualquer outro elemento, surge um aviso na tela, informando que não foi possível detectar o rosto de uma pessoa. Ou seja, o dispositivo não é capaz de reconhecer, nesse modo de fotografia, animais, objetos, construções, comida ou qualquer outro item que não apresente forma humana.

O Engadget verificou ainda que o modo Retrato no iPhone XR, conta apenas com os efeitos de iluminação Natural, Luz de Estúdio e Luz de contorno. Sendo assim, ficam de fora as opções Luz de Palco e Luz de Palco Mono. Apesar dessas questões, o site informa que o foco dinâmico funciona perfeitamente – com pessoas, claro – mesmo com a lente única com resolução de 12 MP.

Modo retrato do iPhone 7 Plus foca itens não humanos — Foto: Foto: Arte/TechTudo Modo retrato do iPhone 7 Plus foca itens não humanos — Foto: Foto: Arte/TechTudo

Modo retrato do iPhone 7 Plus foca itens não humanos — Foto: Foto: Arte/TechTudo

Vale lembrar que a câmera única não pode servir de desculpa para a companhia da maçã justificar a impossibilidade do aparelho identificar objetos não humanos. Outros modelos sem lentes duplas fazem isso com sucesso, como é o caso do Google Pixel 2, que identifica qualquer elemento em primeiro plano. O modo “Foco”, do Instagram, também é capaz de desfocar somente o fundo quando objetos são colocados diante da câmera.

Via Engadget

Quanto vai custar o novo iPhone XS no Brasil? Usuários opinam no Fórum TechTudo

iPhone XS, iPhone XS Max e iPhone XR: Apple faz lançamento de celulares

iPhone XS, iPhone XS Max e iPhone XR: Apple faz lançamento de celulares

MAIS DO TechTudo