Por Filipe Garrett, para o TechTudo


O nome do padrão Wi-Fi deve mudar em breve. A Wi-Fi Alliance, consórcio responsável pelo desenvolvimento da tecnologia, resolveu alterar a nomenclatura dos sucessivos padrões wireless para facilitar a vida dos usuários. A partir de 2019, em vez de se referir ao padrão 802.11ax como o Wi-Fi mais recente, será possível simplesmente dizer "Wi-Fi 6".

Além de afetar a nova tecnologia Wi-Fi em relação à adoção pela indústria, a numeração simplificada também será aplicada às antigas evoluções do padrão de comunicação de rede sem fio. Entenda mais sobre a mudança nas linhas a seguir.

Nova nomenclatura também será aplicada à iconografia relacionada ao Wi-Fi — Foto: Divulgação/Wi-Fi Alliance Nova nomenclatura também será aplicada à iconografia relacionada ao Wi-Fi — Foto: Divulgação/Wi-Fi Alliance

Nova nomenclatura também será aplicada à iconografia relacionada ao Wi-Fi — Foto: Divulgação/Wi-Fi Alliance

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Dessa forma, será possível dizer Wi-Fi 2 ao se referir ao 802.11a, por exemplo. Além de ser uma forma mais simples de nomear as diferentes gerações da tecnologia, a novidade traz outro benefício para o consumidor: facilita a tarefa de entender se um produto com Wi-Fi 802.11g é superior ou inferior ao Wi-Fi 802.11ac.

A nova nomenclatura será aplicada na iconografia associada ao Wi-Fi, como ícones e simbologia – ou seja, a mudança deve ser vista em rótulos e caixas de produtos. A Wi-Fi Alliance encoraja as fabricantes a abraçarem a nova política, embora o uso do nome não seja obrigatório. Por isso, é possível que ainda haja o lançamento de produtos Wi-Fi 802.11ax em vez do termo “Wi-Fi 6” em 2019.

Além da aplicação desses termos, a Wi-Fi Alliance fala em expandir até mesmo no âmbito das interfaces gráficas. A ideia é que o seu sistema operacional – seja qual for – informe sobre a geração da rede Wi-Fi em que você está conectado no futuro.

Wi-Fi pelas gerações

Nome antigo Novo nome Ano de introdução
802.11b Wi-Fi 1 1999
802.11a Wi-Fi 2 1999
802.11g Wi-Fi 3 2003
802.11n Wi-Fi 4 2009
802.11ac Wi-Fi 5 2014
802.11ax Wi-Fi 6 2019

Embora as diferentes gerações de Wi-Fi representem capacidades distintas entre dispositivos, vale lembrar que todas são compatíveis entre si. Isso significa que um aparelho Wi-Fi 3 se comunica com um equipamento Wi-Fi 5 – a única restrição é que as velocidades ficam limitadas ao que o Wi-Fi 3 (802.11g) oferece.

Repetidores: saiba como ampliar o sinal Wi-Fi da sua casa

Repetidores: saiba como ampliar o sinal Wi-Fi da sua casa

MAIS DO TechTudo