Por Filipe Garrett, para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

A Western Digital anunciou nesta terça-feira (9) o lançamento do WD Black NVMe SSD, novo modelo de alto desempenho, no Brasil. Com interface NVMe, considerada a mais rápida da atualidade, o componente deve ser bom para o público gamer, prometendo velocidade de leitura mais rápida em comparação aos dispositivos com padrão SATA.

A novidade já está disponível para comprar no site oficial da empresa, com opções de 250 e 500 GB, e preços de R$ 649 e R$ 1.199, respectivamente. Além disso, o produto tem garantia de cinco anos junto à fabricante para eventuais problemas de fábrica. Há também uma versão de 1 TB, mas ainda não há previsão de chegada ao país.

Quer comprar um HD interno barato? Encontre os melhores preços no Compare TechTudo

Versões de 250 e 500 GB já estão à venda no mercado brasileiro — Foto: Divulgação/Western Digital Versões de 250 e 500 GB já estão à venda no mercado brasileiro — Foto: Divulgação/Western Digital

Versões de 250 e 500 GB já estão à venda no mercado brasileiro — Foto: Divulgação/Western Digital

Nas especificações, o modelo de 250 GB apresenta velocidades de 3.000 MB/s (megabytes por segundo) para leitura de dados e 1.600 MB/s de velocidade para escrever informações no disco. O modelo de 500 GB, por outro lado, é mais rápido: na leitura, o disco alcança 3.400 MB/s, chegando aos 2.500 MB/s na gravação, mesmas especificações apresentadas na versão de 1 TB.

Segundo a Western Digital, o novo SSD permite carregamento de jogos com maior velocidade em comparação aos discos SATA. Na simples transferência de arquivos, a performance também melhora.

SSD da Western tem formato 2280, ideal tanto para notebooks como para desktops — Foto: Divulgação/Western Digital SSD da Western tem formato 2280, ideal tanto para notebooks como para desktops — Foto: Divulgação/Western Digital

SSD da Western tem formato 2280, ideal tanto para notebooks como para desktops — Foto: Divulgação/Western Digital

Com relação à expectativa de vida útil, medida em total de terabytes escritos (TBW), a Western Digital limita-se a declarar o valor de 600 TBW para a versão de 1 TB. Como essa medida depende do espaço – quanto menor o disco, menor o TBW –, é importante considerar que o desgaste das versões com 250 e 500 GB não deve chegar ao mesmo número do modelo top de linha.

Disponível no formato 2280 e com conector M.2, os SSDs acabam assumindo formato que os torna convenientes tanto para desktops quanto para notebooks, em que as interfaces tipo M.2 são muito mais comuns atualmente.

É possível instalar a memória Optane da Intel em um SSD? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo

MAIS DO TechTudo