Por Isabela Cabral, para o TechTudo


A recarga rápida sem fio, um dos destaques da dupla Google Pixel 3 e Google Pixel 3 XL, pode estar limitada ao Pixel Stand, espécie de acessório para o smartphone repousar enquanto recarrega. Os proprietários dos novos celulares não poderão aproveitar a velocidade máxima de carregamento se não adquirirem também o acessório, vendido à parte por US$ 79 (R$ 390 em conversão direta), ou outros carregadores de 10W certificados pela empresa.

Anunciado no início de outubro, o Pixel Stand é capaz de carregar os smartphones, além de oferecer acesso diferenciado à Google Assistente e funcionar até mesmo como porta-retrato digital.

Recarga rápida sem fio do Pixel 3 e 3 XL deve ficar restrita a carregadores licenciados — Foto: TechTudo Recarga rápida sem fio do Pixel 3 e 3 XL deve ficar restrita a carregadores licenciados — Foto: TechTudo

Recarga rápida sem fio do Pixel 3 e 3 XL deve ficar restrita a carregadores licenciados — Foto: TechTudo

Quer comprar celular com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Caso um carregador wireless de terceiros seja usado com o Pixel 3, a recarga ficará restrita a 5W, mesmo que o dispositivo tenha capacidade maior. Um porta-voz do Google disse ao site americano The Verge que a companhia está trabalhando com fabricantes parceiras para licenciar e lançar mais carregadores com compatibilidade para os 10W de potência. O protocolo utilizado no carregamento sem fio dos novos Pixel por meio do Stand é exclusivo, diferente do padrão Qi adotado pela maior parte da indústria.

Os aparelhos e acessórios da Apple, da Samsung e da LG têm especificações de carregamento rápido sem fio um pouco diferentes uns dos outros. Ainda assim, porém, são todos mais ou menos compatíveis. Por exemplo, a bateria do iPhone pode ser recarregada normalmente no carregador da Samsung, assim como o LG G7 ThinQ consegue velocidade completa de recarga em um carregador wireless feito para iPhones.

LG G7: conheça a ficha técnica do top de linha da LG de 2018

LG G7: conheça a ficha técnica do top de linha da LG de 2018

Além disso, o Pixel Stand também sofre limitações na hora de carregar outros celulares. O acessório do Google só tem suporte ao carregamento sem fio de demais dispositivos a 5W no padrão Qi, ou seja, não atinge seus 10W. Então nem adianta comprar apenas o Stand se quiser um carregador wireless para fornecer energia a múltiplos equipamentos.

Via The Verge

Celular abrindo anúncios: o que fazer? Saiba no Fórum TechTudo

MAIS DO TechTudo