Por Diego Borges, da BGS 2018


Sekiro: Shadows Die Twice é o novo título da FromSoftware, famosa produtora da franquia Souls, que será lançado para PS4, Xbox One e PC. O jogo mistura elementos que consagraram a série irmã com uma jogabilidade inovadora, tudo isso usando o Japão Feudal como cenário de fundo. O TechTudo testou a versão demo do game, que promete ser "o mais difícil de todos os tempos", na BGS 2018 e conta todos os detalhes a seguir.

Uma nova ambientação

O que mais me chamou atenção desde o anúncio foi a história que servirá de pano de fundo para Sekiro: Shadows Die Twice. O título se passa no Japão do século XVI, ao contrário das franquias Dark Souls, que sempre foi ambientada na Era Medieval, e Bloodborne, na Era Vitoriana.

Sekiro: Shadows Die Twice — Foto: Divulgação Sekiro: Shadows Die Twice — Foto: Divulgação

Sekiro: Shadows Die Twice — Foto: Divulgação

Em vez de guerreiros de espadas e escudos, os samurais são as figuras constantes da aventura. A ambientação escura, cercada de masmorras e labirintos, muda para uma região mais verde e florida, com cenários mais vastos e menos claustrofóbicos.

Aliás, esse é o ponto que mais me chamou atenção: o jogo busca, visualmente, ser distante do seu irmão Dark Souls. Em outras palavras, caso você procure elementos visuais para comparação, é praticamente impossível encontrar, tamanha é a distinção entre eles. Me arrisco a dizer que Sekiro lembra muito mais a antiga franquia Tenchu - que também pertencia a FromSoftware.

Jogabilidade mantém padrão, mas traz inovações

A dificuldade de Dark Souls sempre foi influênciada também por sua mecânica de combate. Em outras palavras, a mobilidade limitada dos protagonistas do game sempre foi um problema para mim. Por mais que as criaturas fossem complexas para serem eliminadas, a pouca variedade de comandos de esquiva e ataques sempre me trouxe uma complexidade a mais nas batalhas.

Sekiro: Shadows Die Twice — Foto: Divulgação Sekiro: Shadows Die Twice — Foto: Divulgação

Sekiro: Shadows Die Twice — Foto: Divulgação

Sekiro traz uma curiosa mescla, pois ao mesmo tempo em que inova para trazer mecânicas inéditas, o jogo também carrega na raízes alguns elementos de Dark Souls. O primeiro deles é o famoso tempo entre ataque e defesa. Continua sendo imperdoável perder o time exato para se defender/esquivar e contragolpear.

Já nas inovações, a que mais chama atenção, até por ser requisitada boa parte do tempo, é uma espécie de gancho por onde o personagem pode se locomover entre médias distâncias. Além de ser crucial para alcançar pontos do cenário, também pode ser usado como uma ferramenta de fuga durante os combates. Acredite, eu me livrei de momentos terríveis fugindo com a bugiganga!

Sekiro: Shadows Die Twice — Foto: Divulgação Sekiro: Shadows Die Twice — Foto: Divulgação

Sekiro: Shadows Die Twice — Foto: Divulgação

Também há uma série de itens que podem ser arremessados e usados para curar ou eliminar status negativos. Durante a demo não deu para conferir boa parte deles, porém, em muitos dos vídeos de divulgação, é possível notar alguns explosivos e dardos que causam danos a mais ao seus oponentes.

Mais difícil que Dark Souls?

E, claro, a grande cereja do bolo não ficou de fora: a dificuldade. Mesmo que a versão demo traga uma região limitada do game, foi possível notar o quanto os inimigos estão cruéis. Meu primeiro inimigo no jogo conseguiu me eliminar seis vezes seguidas, até que eu finalmente encontrasse outro caminho contra oponentes menos impiedosos.

Sekiro: Shadows Die Twice — Foto: Divulgação Sekiro: Shadows Die Twice — Foto: Divulgação

Sekiro: Shadows Die Twice — Foto: Divulgação

Pelo caminho, havia samurais de escudos, espadachins em grupos e até um grande general. Eliminá-los requeriu uma certa estratégia que combinava movimentos minuciosos (carregados com um medo enorme de morrer no jogo) e muita paciência, principalmente com os oponentes que carregam escudos. Até o momento, não descobri uma maneira mais fácil de abatê-los do que esperar seus ataques para contragolpear.

No fim das contas, deu para perceber que Sekiro: Shadows Die Twice vai ser mais um jogo que fará controles voarem pela sala. Afinal, se os inimigos mais comuns já dão um enorme trabalho, imagine quando sugirem pela frente os temíveis "chefões", que são demonstrados a todo momento nos vídeos de divulgação. Mal posso esperar pelo momento deste confrontro. Me desejem sorte!

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