Produtividade

Por Paulo Alves, para o TechTudo


A Black Friday 2018 é uma das datas de maior movimento no comércio, pois promove uma megaliquidação em várias redes do varejo. O evento ocorre nesta sexta-feira (23) e os clientes podem acompanhar os melhores descontos do varejo a partir de apps como, Zoom, Buscapé e Cuponeria, especializados nesse tipo de serviço.

Disponíveis para celulares Android e iPhone (iOS), eles exibem o histórico de preços e, assim, previnem o usuário de comprar pela metade do dobro. O objetivo é monitorar os valores e assegurar se uma oferta é verdadeira e se ainda está no ar. Veja a seguir cinco apps escolhidos pelo TechTudo que podem ajudar a manter você atento às principais promoções.

Aplicativos permitem monitorar descontos e economizar na Black Friday 2018 — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo Aplicativos permitem monitorar descontos e economizar na Black Friday 2018 — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

Aplicativos permitem monitorar descontos e economizar na Black Friday 2018 — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Pelando

O Pelando é uma rede social que traz ofertas e cupons de descontos reunidos pelos próprios usuários. Quem já comprou um determinado produto pelo preço divulgado pode curtir, levar a postagem mais para cima no feed e, assim, destacar ofertas com vantagens reais. O método previne o usuário de cair em propaganda enganosa e poupa tempo ao informar links de compra que ainda não expiraram.

No aplicativo, é possível fazer buscas por categoria, além de se inscrever em ofertas para ser avisado assim que surgir uma novidade. Além disso, há uma listagem geral com todas as ofertas em uma única página, organizadas pelo número de curtidas — útil para quem não sabe o que comprar ainda, mas não quer perder um bom desconto.

Usuários do Pelando avisam quando oferta vale a pena — Foto: Reprodução/Paulo Alves Usuários do Pelando avisam quando oferta vale a pena — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Usuários do Pelando avisam quando oferta vale a pena — Foto: Reprodução/Paulo Alves

2. Cuponeria

O Cuponeria é um site que reúne cupons de descontos de uma série de lojas e serviços, que vão de lojas de roupas, calçados e eletrônicos, até restaurantes e revendedores de bebidas. O diferencial está em divulgar ofertas online e presenciais. Ao fazer o cadastro, o usuário pode escolher as marcas de sua preferência para receber um feed personalizado de descontos.

Aplicativos do tipo são úteis para conseguir abatimento extra nos preços divulgados pelas lojas durante a Black Friday. Há duas maneiras: ao digitar um código promocional no site ou mostrar um voucher diretamente no estabelecimento.

App Cuponeria mostra cupons de descontos no celular  — Foto: Reprodução/Paulo Alves App Cuponeria mostra cupons de descontos no celular  — Foto: Reprodução/Paulo Alves

App Cuponeria mostra cupons de descontos no celular — Foto: Reprodução/Paulo Alves

3. Zoom

O Zoom é um dos principais comparadores de preços da Internet com um catálogo que abrange praticamente todo tipo de produto vendido no varejo. Com um design agradável e interface simples de usar, ele permite buscar por um produto e encontrar o melhor preço em lojas online. A página do produto traz um resumo que permite saber rapidamente se o preço está mais baixo do que o normal, além da avaliação de outros compradores.

O serviço ainda oferece o "Zoom Garante", uma ferramenta capaz de exibir as ofertas dentro do próprio app — sem redirecionamento — para assegurar que o preço divulgado no anúncio é o mesmo cobrado no carrinho de compras.

Zoom compara preços e mostra histórico do produto — Foto: Reprodução/Paulo Alves Zoom compara preços e mostra histórico do produto — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Zoom compara preços e mostra histórico do produto — Foto: Reprodução/Paulo Alves

4. Buscapé

O comparador de preços do Buscapé também pode ser uma ferramenta poderosa para conseguir os melhores preços na Black Friday. O app traz alguns dos mesmos recursos do Zoom, mas dá destaque ao recurso de scanner de código de barras. Ao tocar no campo de buscas, o app permite abrir a câmera do celular para localizar no e-commerce os produtos físicos disponíveis na loja. Assim, é possível saber se o preço online está melhor em poucos minutos.

Outra vantagem do Buscapé é o filtro de busca por popularidade, responsável por ajudar na filtragem de promoções validadas por outros usuários do serviço. Com isso, o buscador oferece maiores chances de conseguir aproveitar as ofertas antes que elas terminem.

Buscapé tem comparador de preços e filtro de popularidade — Foto: Reprodução/Paulo Alves Buscapé tem comparador de preços e filtro de popularidade — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Buscapé tem comparador de preços e filtro de popularidade — Foto: Reprodução/Paulo Alves

5. Promobit

Similar ao Pelando, o Promobit é baseado no esforço colaborativo dos próprios usuários para compartilhar promoções e cupons de descontos. O app se destaca pela quantidade variada de filtros e maneiras de buscar uma oferta, como pesquisa por categoria, por loja, produtos favoritos e ofertas mais populares. Também é possível fazer buscas personalizadas e criar um feed apenas com produtos de categorias que lhe interessam.

Outro recurso útil é o menu "Últimos cupons", com vouchers de desconto em ordem cronológica para aproveitar um desconto assim que ele for postado por alguém. Com essa estratégia, eles diminuem as chances do usuário não conseguir um abatimento de preço porque perdeu o prazo ou estourou o limite de utilização de um determinado código.

Promobit tem vários filtros para encontrar cupons de descontos — Foto: Reprodução/Paulo Alves Promobit tem vários filtros para encontrar cupons de descontos — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Promobit tem vários filtros para encontrar cupons de descontos — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Black Friday: cinco dicas para comprar com segurança

Black Friday: cinco dicas para comprar com segurança

Mais do TechTudo