Jogos de ação

Por Bruno Magalhães, para o TechTudo


O mundo foi impactado com grande pesar nesta segunda-feira (12) pela notícia do falecimento de Stan Lee, quadrinista e um dos principais responsáveis por várias das obras icônicas da Marvel Comics — tais como Homem Aranha, Homem de Ferro, Quarteto Fantástico, Thor, Doutor Estranhos, Hulk e X-Men. Stan Lee deixou seu legado não somente com suas histórias de heroísmo, mas também com suas aparições em outras mídias de entretenimento, especialmente no cinema e nos jogos eletrônicos.

Mesmo aos 95 anos de idade, Stan Lee não queria parar de produzir entretenimento e sempre manifestava carinho às suas criações, carregado de bom humor. Para homenagear este grande nome que continuará fazendo parte da vida de muitas pessoas por intermédio dos seus personagens, o TechTudo reuniu a seguir oito jogos nos quais Stan Lee fez uma aparição.

O recém-lançado jogo do Homem-Aranha da Insomniac Games para PS4 contou com uma participação especial de Stan Lee durante uma cena de corte, na qual ele interpreta o papel de um atendente de restaurante. Na cena, Peter Parker e Mary Jane jantam juntos até o momento em que o herói avista uma perseguição policial e sai às pressas para acompanhá-la. No momento em que Mary Jane está prestes a sair do restaurante, Stan Lee declara que é ótimo ver os dois juntos novamente e que eles sempre foram os seus favoritos.

Spider-Man do PS4 estrela representação mais fiel de Stan Lee até hoje — Foto: Divulgação/Insomniac Games

The Amazing Spider-Man (2012)

Lançado em 2012 para PC, PS3, Xbox 360 e Nintendo Wii, The Amazing Spider-Man recebeu suporte a um conteúdo adicional que colocava Stan Lee como um personagem jogável. Na história, o quadrinista tinha de resgatar páginas das suas histórias que tinham voado pela janela do seu apartamento e, para isso, ele contava com os poderes do Homem-Aranha para superar os obstáculos que sugissem pelo caminho.

Na ocasião, Stan Lee declarou que os fãs pareciam adorar as suas aparições especiais nos filmes da Marvel e que o fato de ele agora ser um personagem jogável em The Amazing Spider-Man seria um “passo além”.

Stan Lee foi um personagem jogável em DLC de The Amazing Spider-Man (2012) — Foto: Divulgação/Activision

The Amazing Spider-Man 2 (2014)

A sequência direta do game de 2012, The Amazing Spider-Man 2 foi lançado em 2014 e também contou com uma participação especial de Stan Lee, Aqui, ele é o dono de uma loja de quadrinhos que é amigo de Peter Parker e que é salvo pelo Homem-Aranha em uma missão da história; posteriormente, é possível visitá-lo a qualquer momento para acessar itens colecionáveis e até mesmo artes conceituais da produção do jogo.

Stan Lee é vendedor na loja de quadrinhos em The Amazing Spider-Man 2 — Foto: Reprodução/YouTube

LEGO Marvel Super Heroes 2 (2017)

Os jogos inspirados pela linhagem de brinquedos LEGO têm lançamentos frequentes no mercado e são conhecidos pelo bom humor, pelas referências às obras originais e pela vasta quantidade de personagens jogáveis. Como não poderia deixar de ser, Stan Lee marca presença em LEGO Marvel Super Heroes 2 e pode ser utilizado pelos jogadores com diferentes poderes: Stan Hulk, Iron Stan e Stanbuster — baseados em Hulk, Iron Man e Hulkbuster, respectivamente.

Ele é um personagem bem mais poderoso do que o convencional, então ele é desbloqueado após os jogadores cumprirem uma determinada condição; Stan Lee também apareceu de forma jogável em outros jogos de LEGO baseados no universo da Marvel, tais como o primeiro LEGO Marvel Super Heroes e LEGO Marvel’s Avengers.

Stan Lee é um personagem jogável em LEGO Marvel Super Heroes — Foto: Reprodução/YouTube

Spider-Man: Shattered Dimensions (2010)

O primeiro jogo tridimensional do Homem-Aranha não foi o único trabalho de Stan Lee como um narrador. Além da sequência direta, Spider Man 2: Enter Electro, de 2001, ele também participou da narração de Spider-Man: Shattered Dimensions, lançado em 2010 para PC, PS4 e Xbox One. Na ocasião, um trailer foi divulgado para mostrar um pouco do processo de gravação e também um pouco das suas impressões sobre a proposta do jogo e as razões pelas quais ele acredita que o Homem-Aranha seja tão popular.

Marvel Heroes Omega (2013)

Lançado em 2017 para PS4 e Xbox One, Marvel Heroes Omega foi um RPG de ação gratuito que estrelou General Lee, um agente da SHIELD que é interpretado pelo próprio Stan Lee. Conforme a tradição, o quadrinista interagia diretamente com suas próprias criações e proferia frases emblemáticas que refletiam suas próprias decisões no ofício, incluindo uma que dizia que ele jamais se aposentaria.

Infelizmente, as atividades do jogo foram encerradas após a Disney anunciar que tinha finalizado seu relacionamento com a Gazillion, empresa responsável pelo desenvolvimento do game.

Spider-Man (2000)

Desenvolvido pela Neversoft e publicado originalmente em 2000 para PlayStation e Nintendo 64, Spider-Man protagonizou a primeira transição dos games do amigo da vizinhança a um ambiente tridimensional. Esse jogo, que foi a porta de entrada de muitos jogadores, também se consagrou como o primeiro a estrelar uma participação especial de Stan Lee na indústria de games, já que o quadrinista foi o responsável pela narração que acompanha o transcorrer da aventura e situa os jogadores sobre os objetivos e personagens da trama.

Spider-Man (2000) foi o primeiro jogo ao qual Stan Lee emprestou sua voz como narrador — Foto: Divulgação/Activision

Marvel Ultimate Alliance 2 (2002)

Lançado originalmente em 2002, Marvel Ultimate Alliance 2 estrela o Senador Lieber, que é interpretado por Stan Lee. O personagem possui diferentes linhas de diálogos dependendo da equipe de super-heróis do jogador durante a missão em que ele aparece, fazendo comentários sobre eles ou até mesmo breves trocadilhos que são abraçados imediatamente pelos fãs do quadrinista.

Stan Lee fez aparição especial em Marvel Ultimate Alliance 2 ao interpretar o Senador Lieber — Foto: Divulgação/Activision

Mais do TechTudo