Por Filipe Garrett, para o TechTudo


A nova versão do Fast Pair, tecnologia de conexão Bluetooth rápida do Google, vai permitir que seus dispositivos se conectem automaticamente, desde que usem uma mesma conta nas plataformas Android e Chrome OS. A ideia é que você possa usar um fone de ouvido Bluetooth no celular e conectá-lo automaticamente a um Chromebook, por exemplo, sem a necessidade de parear o acessório.

Em linhas gerais, o Fast Pair vai funcionar de forma similar ao que a Apple faz com os AirPods, que permitem conexão imediata com qualquer entre celulares, computadores e relógios da Apple, desde que todos eles estejam atrelados a uma mesma conta no iCloud/Apple ID.

Fast Pair vai permitir que fones de ouvido sem fio se conectem automaticamente aos seus dispositivos Android, imitando os AirPods da Apple — Foto: Thássius Veloso/TechTudo Fast Pair vai permitir que fones de ouvido sem fio se conectem automaticamente aos seus dispositivos Android, imitando os AirPods da Apple — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Fast Pair vai permitir que fones de ouvido sem fio se conectem automaticamente aos seus dispositivos Android, imitando os AirPods da Apple — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

O Fast Pair funcionará atrelando o dispositivo Bluetooth à conta que você usar para ativá-lo pela primeira vez em qualquer dispositivo Android. A partir daí, a conexão desse aparelho será automática sempre que ele estiver ao alcance do Bluetooth de um gadget Android (ou com Chrome OS em 2019) que esteja usando a mesma conta, simplificando a sua vida e potencialmente eliminando a necessidade de conectar manualmente e parear dispositivos o tempo todo.

Apesar do uso evidente com fones de ouvido, o Fast Pair também poderá ser aplicado a outros acessórios Bluetooth.

Fast Pair: "tire da caixa, toque e aproveite", diz material do Google — Foto: Divulgação / Google

Fast Pair: "tire da caixa, toque e aproveite", diz material do Google — Foto: Divulgação / Google

A tecnologia exige, além de versões do sistema operacional que a suportem, que você use uma mesma conta nos vários dispositivos com sistemas do Google, mas também depende de que os produtos sejam compatíveis. Em nota oficial, o Google explica que os fones Tarah, da Jaybird, são os primeiros no mercado a suportar o Fast Pair. Novos lançamentos devem chegar em breve ao consumidor.

Ainda de acordo com o blog oficial, a atualização da tecnologia chega para smartphones e tablets que rodem Android 6.0 (Marshmallow), bem como para Chromebooks que receberem atualizações de Chrome OS ao longo de 2019.

Cinco tópicos que devem ser analisados na hora de comprar celular

Cinco tópicos que devem ser analisados na hora de comprar celular

MAIS DO TechTudo