Redes sociais

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


O Instagram está testando um novo layout para o perfil dos usuários. O novo modelo muda a disposição da foto, das informações da bio e inclui novos botões nos perfis de usuários comuns e de páginas comerciais. Em comunicado publicado nesta quarta-feira (21), a empresa diz que as alterações serão disponibilizadas nas próximas semanas.

No novo design, a foto do perfil está posicionada do lado direito da tela, enquanto nome, bio, link e número de seguidores passam a ser exibidos à esquerda. Logo abaixo estão novos botões para seguir e enviar Directs, seguidos pelas publicações dos Stories. As fotos e vídeos postados pelo usuário não serão afetados pela mudança.

Instagram está testando novo layout para os perfis dos usuários — Foto: Divulgação/Instagram Instagram está testando novo layout para os perfis dos usuários — Foto: Divulgação/Instagram

Instagram está testando novo layout para os perfis dos usuários — Foto: Divulgação/Instagram

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O grid de fotos permanece igual, com três colunas na vertical. No entanto, uma nova aba surge no menu principal para abrigar as postagens do IGTV. Ela estará ao lado das guias que mostram as fotos do usuário em mosaico ou em um feed linear e os posts em que o usuário está marcado, que já são disponibilizadas atualmente e continuam na nova versão.

Nos perfis comerciais, além da reorganização do lugar da foto e da bio, as páginas recebem novos botões de destaque para ações dos clientes. Agora, opções como “Ligar”, “Mandar e-mail” e “Enviar mensagem” aparecem em ícones maiores e padronizados, localizados acima dos posts, facilitando o contato dos usuários.

Layout atual para perfis comerciais no Instagram — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo Layout atual para perfis comerciais no Instagram — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

Layout atual para perfis comerciais no Instagram — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

O Instagram diz que as mudanças não são definitivas e os testes acontecerão em diferentes fases e combinações de layout. Além disso, a rede social espera receber feedbacks dos usuários para avaliar as melhores opções. A plataforma alega que as mudanças têm o objetivo de fazer com que o usuário se expresse melhor e se conecte mais facilmente com as pessoas que gosta.

Via Instagram

Instagram não compartilhar post no Stories; o que fazer? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

Como colocar música do Spotify no Instagram

Como colocar música do Spotify no Instagram

Mais do TechTudo