Redes sociais

Por Taysa Coelho, para o TechTudo


O Instagram está removendo curtidas, seguidores e comentários de perfis falsos gerados por aplicativos terceiros que prometem aumentar a popularidade dos usuários. A rede social criou uma ferramenta de machine learning capaz de reconhecer esse tipo de serviço e deletar as atividades identificadas como “não autênticas”. Com isso, usuários que usam apps para ganhar likes e follows podem ver a redução de seus números na rede social.

“Esse tipo de comportamento é ruim para a comunidade, e os apps terceiros que geram likes, follows e comentários inautênticos violam nossas Diretrizes da comunidade e os Termos de uso”, explicou a plataforma em comunicado oficial nesta segunda-feira (19).

Instagram removerá curtidas, comentários e seguidores fake — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo Instagram removerá curtidas, comentários e seguidores fake — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

Instagram removerá curtidas, comentários e seguidores fake — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A rede social esclareceu também que os usuários que forem apontados pelo sistema como utilizadores desses apps pra ganhar likes e follows receberão uma mensagem explicando que curtidas, seguidores e comentários de perfis não verdadeiros foram removidos de sua conta. “Se você receber uma mensagem no aplicativo, basta alterar sua senha para revogar o acesso deles à sua conta”, alerta o Instagram. Isso porque pessoas que usam esse tipo de aplicativo podem acabar compartilhando, sem saber, seus dados de acesso e tendo seus perfis utilizados para realizar atividades falsas em páginas de outros usuários.

O comunicado deixou claro que quem continuar usando programas do gênero para aumentar o público na rede social pode ter a experiência na plataforma impactada, mas não explicou como. O Instagram informou ainda que essa é apenas o primeiro de uma série de passos que visam manter o serviço como fonte de relações autênticas e que, nas próximas semanas, serão disponibilizadas novas atualizações a fim de combater atividades falsas.

Como saber se fui bloqueado no Instagram? Veja dicas

Como saber se fui bloqueado no Instagram? Veja dicas

Mais do TechTudo