Por Paulo Alves, para o TechTudo


A Microsoft apresentou nesta quinta-feira (29) a primeira reformulação dos ícones do Pacote Office em cinco anos. Ganham cara nova símbolos para Word, Excel, PowerPoint, Outlook e Skype, entre outros softwares desenvolvidos pela empresa. O visual atualizado é mais moderno e dá destaque menor à letra que indica o nome do programa. Ao mesmo tempo, os elementos gráficos mantêm as cores tradicionais e outros atributos que fazem os apps serem reconhecidos pelo público.

A mudança no design será implementada aos poucos durante os próximos meses. A atualização será iniciada nos apps para celulares Android e iPhone (iOS) e nas versões web dos serviços. Na sequência, a novidade deverá chegar aos downloads para computador, no Windows e no macOS. Segundo a Microsoft, a nova linguagem pretende enfatizar o conteúdo e o aspecto colaborativo dessas ferramentas. A mudança reflete até na proporção da letra de cada ícone: elas deixam de ocupar dois terços da área total da figura, para destacar o resto da forma como um todo.

Microsoft anuncia novo design para ícones do Office — Foto: Divulgação/Microsoft Microsoft anuncia novo design para ícones do Office — Foto: Divulgação/Microsoft

Microsoft anuncia novo design para ícones do Office — Foto: Divulgação/Microsoft

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O redesenho dos ícones do Office costuma vir em ondas. As últimas mudanças ocorreram em 2003, 2007, 2010 e, mais recentemente, em 2013. A atualização anunciada em 2018, portanto, marca o fim do período mais longo sem uma novidade de visual para os ícones dos programas da Microsoft.

A maior mudança do novo design é o abandono das bordas. Os ícones passam a adotar formatos coloridos internamente, com tons diferentes para criar formas que indicam a natureza do software. No símbolo do Word, por exemplo, a combinação de cores reflete a aparência de um documento com linhas. Já no Excel, o jogo de elementos coloridos monta uma grade que lembra células de uma planilha. Enquanto no OneNote, outro app que terá visual remodelado, o ícone ganha contornos de anotação, sempre por meio de diferentes tons da mesma cor-base.

Mudança nos ícones começa no celular e na web — Foto: Divulgação/Microsoft Mudança nos ícones começa no celular e na web — Foto: Divulgação/Microsoft

Mudança nos ícones começa no celular e na web — Foto: Divulgação/Microsoft

Como gravar a tela de um notebook com Windows

Como gravar a tela de um notebook com Windows

Mais do TechTudo