Por Taysa Coelho, para o TechTudo


O 4G é a quarta geração da tecnologia de telefonia móvel. Sucessor do 3G, a rede tem a promessa de entregar melhor velocidade de download e upload, mais qualidade em ligações de voz e redução da latência – ou seja, do tempo de reação da conexão. Lançada mundialmente em 2009, na Noruega e Suécia, o padrão chegou ao Brasil no final de 2012.

Apesar de ter sido implementada há algum tempo, ainda há uma série de dúvidas sobre a rede. É necessário ter um celular especial? É realmente mais rápido que as gerações anteriores? Causa interferência na TV? Desvende, a seguir, seis mitos e verdades sobre a tecnologia.

Quer comprar celular com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Conheça mitos e verdades do 4G — Foto: Paulo Alves/TechTudo Conheça mitos e verdades do 4G — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Conheça mitos e verdades do 4G — Foto: Paulo Alves/TechTudo

É preciso ter um celular especial para acessar o 4G?

Verdade. Para ter acesso à conexão 4G, é necessário ter um dispositivo compatível com a tecnologia. A maioria dos smartphones disponíveis no mercado, no entanto, já é capaz de se conectar à rede.

Vale ressaltar que notebooks mais recentes também podem utilizar a tecnologia, caso disponham de placa de banda larga móvel integrada. Há também a possibilidade de adquirir nas operadoras de telefonia móvel modems compatíveis com 4G. Basta plugar na entrada USB e usar.

Os planos 4G custam mais caro?

Mito. Atualmente, a maior parte dos planos de operadoras de telefonia móvel oferece o 4G como padrão. Entretanto, pagar pela tecnologia não significa ter acesso a ela o tempo todo, já que é necessário estar dentro da área de cobertura. Normalmente, as empresas disponibilizam o mapa de cobertura nos seus sites para que clientes consultem onde o serviço está ativo ou não.

Sinal de 4G causa interferência na TV?

Parcialmente verdade. As operadoras de telefonia passaram a usar a frequência 700 MHz para transmitir o 4G, a mesma utilizada para o envio dos sinais da TV analógica, apenas nas cidades onde esse sinal já foi desligado.

No entanto, é possível que durante os testes feitos pelas empresas, algumas pessoas sejam atingidas pelo problema, que causa imagem pixelada, travamentos, perda de som, e até mesmo ausência completa da imagem e do áudio. Nesses casos, a interferência pode ser solucionada com a instalação de um filtro, por exemplo.

Maior parte dos celulares atuais já contam com suporte a redes 4G — Foto: Lucas Mendes/TechTudo Maior parte dos celulares atuais já contam com suporte a redes 4G — Foto: Lucas Mendes/TechTudo

Maior parte dos celulares atuais já contam com suporte a redes 4G — Foto: Lucas Mendes/TechTudo

Preciso ativar o 4G no meu celular?

Parcialmente verdade. Por padrão, os smartphones compatíveis com a tecnologia já vêm com a opção de conexão 4G ativada e oferecem a possibilidade de desativá-la para usar redes de outra geração. Se, por acaso, o 4G estiver ativado mas o dispositivo, ainda assim, não se conecta à rede, pode ser que a área ainda não tenha cobertura disponível.

O 4G é mais rápido que o 3G?

Verdade. O 4G padrão é entre cinco e sete vezes mais rápido que o 3G, oferecendo uma velocidade de até 150 Mbps, teoricamente. “Isso equivale a velocidades potenciais máximas de cerca de 80 Mbps no mundo real”, explica o site especialistado 4G.co.uk. Ainda de acordo com a página, com uma rede móvel 4G, é possível baixar um filme HD de 2 GB em 3 minutos e 20 segundos, tempo que seria superior a 25 minutos em uma rede 3G padrão.

Todo celular com 4G funciona no 3G?

Verdade. É possível utilizar a rede 3G em um smartphone compatível com a tecnologia 4G. Além disso, é comum que assinantes de planos 4G notem uma variação automática do padrão exibido na tela do dispositivo, uma vez que nem todas as regiões estão dentro da área de cobertura, como cidades de interior e estradas. Dentro dessas situações, o celular se conecta às redes de conexão móvel disponíveis no local.

Cinco tópicos que devem ser analisados na hora de comprar celular

Cinco tópicos que devem ser analisados na hora de comprar celular

Qual operadora tem o melhor 4G do Brasil? Usuários opinam no Fórum TechTudo

MAIS DO TechTudo