Celulares

Por Paulo Alves, para o TechTudo

Conheça o Galaxy A8S, celular da Samsung com câmera dentro da tela Conheça o Galaxy A8S, celular da Samsung com câmera dentro da tela

O Galaxy A8S é o primeiro celular da Samsung com display chamado de Infinity-O, com direito à câmera de selfie dentro da tela. O design é uma das apostas da fabricante para inovar o visual de seus aparelhos, expandindo o display sem precisar adotar recortes como no iPhone XS. A solução é a mesma adotada pela chinesa Huawei nos modelos Huawei Nova 4 e Honor View 20, apresentando uma provável tendência para 2019.

O lançamento da sul-coreana está disponível na China desde 21 de dezembro, nas cores azul, cinza e verde. Ainda sem preço definido nem previsão de chegada ao Brasil, o Galaxy A8S pode antecipar novidades esperadas para o Galaxy S10, modelo premium esperado para o começo do ano que vem. Conheça os principais atributos do novo intermediário da Samsung.

Galaxy A8S é primeiro celular da Samsung com câmera integrada à tela — Foto: Divulgação/Samsung Galaxy A8S é primeiro celular da Samsung com câmera integrada à tela — Foto: Divulgação/Samsung

Galaxy A8S é primeiro celular da Samsung com câmera integrada à tela — Foto: Divulgação/Samsung

Design com câmera na tela, mas sem entrada para fone

O design do Galaxy A8S apresenta uma solução alternativa ao notch para aproveitar ao máximo a parte da frente do celular. Para que o display LCD de 6,4 polegadas Full HD+ ocupe o maior espaço possível, o display Infinity-O traz um espaço circular de 6,7 mm dedicado à câmera no canto superior esquerdo, o que rende mais espaço para o painel em si.

Na parte traseira, o celular traz câmera tripla com alinhamento vertical, além de um sensor de impressões digitais circular na porção central. A aparência do celular é sofisticada, mas nem tudo pode ser uma novidade bem-vinda: o Galaxy A8S é o primeiro modelo da Samsung sem entrada tradicional para fone de ouvido, indicando que futuros lançamentos da marca podem funcionar apenas com acessórios Bluetooth ou com cabo USB-C.

Tela com furo para câmera é chamada de Inifinity-O — Foto: Divulgação/Samsung Tela com furo para câmera é chamada de Inifinity-O — Foto: Divulgação/Samsung

Tela com furo para câmera é chamada de Inifinity-O — Foto: Divulgação/Samsung

Câmera tripla e selfie de 24 MP

A câmera tripla do Galaxy A8S traz sensor de 24 MP com lente de abertura f/1,7, um segundo de 10 MP com lente telefoto para aplicação de zoom ótico, e um terceiro de 5 MP dedicado a fotos com fundo desfocado (modo retrato).

A câmera integrada à tela também não deixa a desejar, já que conta com a mesma resolução máxima de 24 MP. O desempenho noturno, porém, pode não agradar: a abertura f/2.0 é bem menor, com menos entrada de luz. O conjunto fotográfico é similar ao oferecido pelo Galaxy A7 (2018), modelo intermediário vendido no Brasil na casa dos R$ 2.

Especificações quase premium

Pioneiro no design com câmera na tela, o Galaxy A8S traz hardware poderoso, apesar de não chegar a ser o mais avançado do mercado. O celular conta com processador Snapdragon 710, um chip octa-core de 2,2 GHz que tende a ser superior à linha Snapdragon 600 da geração passada da Qualcomm, porém inferior à família Snapdragon 800. Em contrapartida, a quantidade de memória RAM é farta: 6 GB ou 8 GB. O telefone tem armazenamento de 128 GB, com entrada para cartão microSD de até 512 GB.

O celular conta com bateria de 3.400 mAh que tende a ser suficiente para um dia de uso moderado.

Versão do Android

O Galaxy A8S sai de fábrica com Android 8.1 (Oreo) e a interface Samsung Experience. Ainda não há previsão de atualização para o Android 9 (Pie).

Ficha técnica do Samsung Galaxy A8S

  • Tamanho da tela: 6,4 polegadas
  • Resolução da tela: Full HD+ (2340 x 1080 pixels)
  • Painel da tela: IPS LCD
  • Câmera principal: tripla (24 MP, 10 MP e 5 MP)
  • Câmera frontal (selfie): 24 MP
  • Sistema: Android 8.1 Oreo
  • Processador: Snapdragon 710 (8 núcleos e 2,2 GHz)
  • Memória RAM: 6 GB ou 8 GB
  • Armazenamento (memória interna): 128 GB
  • Cartão microSD: microSD, de até 512 GB
  • Capacidade da bateria: 3.400 mAh (com carregamento rápido)
  • Dual SIM: não divulgado
  • Telefonia: LTE
  • Peso: 173 gramas
  • Cores: azul, cinza e verde

Relembre os celulares que marcaram 2018

Relembre os celulares que marcaram 2018

Mais do TechTudo