Por Carolina Lais de Assis


"Promoção Uber Plus" é um golpe disseminado nas redes sociais que usa o nome do aplicativo de viagens para atrair pessoas com supostos cupons de desconto de R$ 300. Porém, para ganhar o prêmio, elas precisam preencher um formulário, e é a partir dele que os criminosos roubam informações pessoais e bancárias dos usuários. O golpe foi detectado pelos especialistas do dfndr lab, da desenvolvedora de apps de segurança PSafe, que identificaram 85 mil tentativas de acesso e compartilhamentos de links maliciosos do esquema desde a última terça-feira (4) no Brasil.

A falsa promoção é distribuída de duas formas na Internet: por meio de 155 sites que se passam por páginas autênticas do Uber e por meio de 86 perfis falsos em redes sociais montados com o objetivo de divulgar e compartilhar os links das páginas fraudulentas. Em contato com o TechTudo, a Uber orienta que os usuários verifiquem sempre se os links pertencem ao site oficial da empresa – veja a nota na íntegra no fim desta publicação.

Crimonosos usam antigo nome do UberSELECT em golpe para roubo de dados — Foto: Divulgação/Uber Crimonosos usam antigo nome do UberSELECT em golpe para roubo de dados — Foto: Divulgação/Uber

Crimonosos usam antigo nome do UberSELECT em golpe para roubo de dados — Foto: Divulgação/Uber

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Para convencer mais facilmente as vítimas e dar credibilidade à fraude, os idealizadores do golpe usaram o nome de uma promoção autêntica do Uber — o Uber Plus foi um programa de fidelidade criado pelo aplicativo em 2014 e disponível apenas em algumas cidades dos Estados Unidos. Em 2015, o Uber Plus passou a ser chamado de UberSELECT, que é uma das modalidades de viagem oferecidas hoje em dia no Brasil.

“Esse é um comportamento já conhecido pelo nosso time. Sempre que uma promoção real é lançada, os cibercriminosos se aproveitam e lançam uma promoção falsa. Eles usam desse método para convencer mais vítimas”, afirma o diretor do dfndr lab Emilio Simoni.

PSafe detectou golpe que usa nome do Uber em páginas e perfis falsos — Foto: Divulgação/PSafe PSafe detectou golpe que usa nome do Uber em páginas e perfis falsos — Foto: Divulgação/PSafe

PSafe detectou golpe que usa nome do Uber em páginas e perfis falsos — Foto: Divulgação/PSafe

Como não cair em golpes do tipo

Existem maneiras seguras de conseguir descontos em viagens de desconto no aplicativo Uber, inclusive por meio das redes sociais. Entretanto, é preciso ter muito cuidado para identificar se a promoção é verdadeira ou uma fraude.

Para não ser a próxima vítima, é importante ter uma série de cuidados antes de preencher qualquer formulário na Internet. Os especialistas do dfndr lab destacaram alguns pontos úteis para identificar páginas falsas e navegar com mais segurança. Confira:

O que diz a Uber

Saiba a resposta da Uber na íntegra:

"A Uber utiliza preferencialmente os canais oficiais da empresa para entrar em contato com seus usuários. Quando isso não é possível, contatos por e-mail ou SMS remetem, sempre, a endereços do site oficial uber.com. Em situações como a relatada pela reportagem, orientamos os usuários a verificar se os links pertencem o site oficial e, mais importante, nunca compartilhar os dados de seu cadastro, como senhas, uma vez que esses dados devem ser tratados com o mesmo cuidado que dados bancários, por exemplo. Em caso de dúvidas sobre uma comunicação recebida, qualquer usuário pode acionar o suporte por meio da seção Ajuda no aplicativo ou por meio do site uber.com/ajuda".

Via PSafe

Como pedir Uber pelo computador

Como pedir Uber pelo computador

Mais do TechTudo