Por Mirella Stivani, para o TechTudo


O Facebook atualizou recentemente os Padrões da Comunidade, com o objetivo de restringir o que pode ou não ser publicado quando o assunto é Abordagem Sexual. Segundo a empresa, as medidas foram tomadas para evitar que a rede social seja usada para promover casos de violência ou exploração sexual. Além disso, a plataforma considera que nem todos os usuários sentem-se à vontade com alguns tipos de conteúdos que envolvam essa conotação.

Entre as novas regras, há a proibição de posts com dicas de sexo, abordagem sexual explícita, como conversas ou envio de imagens, além de fotos de nudez ou conteúdo relacionado a abordagens implícitas. Nas linhas a seguir, conheça os novos tópicos dos Padrões da Comunidade do Facebook.

Facebook divulga novas diretrizes sobre a publicação de conteúdo sexual em sua rede — Foto: Reprodução/Mirella Stivani Facebook divulga novas diretrizes sobre a publicação de conteúdo sexual em sua rede — Foto: Reprodução/Mirella Stivani

Facebook divulga novas diretrizes sobre a publicação de conteúdo sexual em sua rede — Foto: Reprodução/Mirella Stivani

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que não pode

No texto postado pelo Facebook, na página de "Abordagem Sexual" nos Padrões da Comunidade, a rede social orienta os usuários:

  • Não publicar tentativas de coordenar ou recrutar adultos para atividades sexuais;
  • Não usar abordagem sexual explícita, como conversas ou envio de imagens;
  • Evitar frases que possam sugerir conotação sexual como “estou procurando um pouco de diversão esta noite" ou com gírias sexualizadas;
  • Fazer posts com dicas de sexo;
  • Não compartilhar conteúdos como manifestações artísticas desenhadas à mão, digitais ou do mundo real, que possam fazer referência direta ao erotismo e sexo;
  • Também não se deve mais oferecer ou solicitar atividades de outros adultos como pornografia comercial ou parceiros que compartilhem interesses sexuais de fetiche, apresentações de striptease, performances de sexo ao vivo, danças eróticas ou massagens sexuais, eróticas ou tântricas;
  • Imagens de nudez ou conteúdo relacionado a abordagens sexuais implícitas também não devem ser mais publicados.

Essas são apenas algumas das Diretrizes publicadas pelo Facebook. É possível acessar todas as orientações relacionadas ao assunto no site oficial da rede social.

Facebook atualiza as diretrizes de conteúdo sexual na plataforma — Foto: Luciana Maline/TechTudo Facebook atualiza as diretrizes de conteúdo sexual na plataforma — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Facebook atualiza as diretrizes de conteúdo sexual na plataforma — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Critícas dos usuários

Com a atualização dos Padrões da Comunidade, usuários ficaram com dúvidas em relação à nova política da rede social de Mark Zuckerberg e fizeram relatos nas redes sociais. Muitos usaram o Twitter para expressar a preocupação. A maior incerteza das pessoas era se haveria algum tipo de proibição para falar abertamente sobre sua sexualidade ou restrições aos grupos gay-friendly. O TechTudo entrou em contato com a empresa, porém não houve resposta até o momento desta publicação.

Ao site americano The Verge, um porta-voz do Facebook declarou que as novas diretrizes cencuram apenas conteúdos sexuais explícitos, que podem ser ofensivos para diferentes tipos de pessoas. A empresa esclareceu que todos devem se sentir livres para falar sobre sua orientação sexual, sem medo do conteúdo ser excluído.

Apesar de as novas diretrizes serem destinadas a qualquer tipo de publicação – incluindo os posts feitos em grupos, páginas ou em mensagens enviadas pelo Messenger –, é possível que a regra não funcione para todos. Isso porque nem sempre é possível monitorar todas as postagens da rede social. Por isso, se alguém se sentir incomodado com algum conteúdo, é importante relatar o problema ao Facebook. O conteúdo deve ser revisado e, caso não siga a política da rede, pode ser removido após a análise.

No caso das mensagens privadas pelo Messenger, se o usuário receber conteúdo sexual impróprio, é importante relatar imediatamente o problema ao Facebook, que deve tomar as medidas necessárias para evitar possíveis abusos.

Como excluir ou arquivar de uma só vez vários posts do Facebook

Como excluir ou arquivar de uma só vez vários posts do Facebook

Facebook: tem como recuperar mensagens apagadas? Confira no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo