Por Carolina Ribeiro, para o TechTudo


O Google anunciou, nesta quarta-feira (5) em seu blog oficial, que o fim do Google Allo está próximo. O mensageiro funcionará até março de 2019 e os usuários poderão fazer backup das conversas e mídias antes do aplicativo ser desativado. O texto será armazenado em um arquivo CSV e as fotos, vídeos e áudios estarão disponíveis em uma pasta zipada. Lançado em setembro de 2016, o app de mensagens será descontinuado por não conseguir acompanhar a popularidade dos rivais WhatsApp e Facebook Messenger.

A Gigante de Buscas deu algumas pistas que o Allo seria encerrado. No início deste ano, a empresa pausou os investimentos no serviço e ainda adicionou os recursos mais populares do app — como suporte para usar o serviço no PC e GIFs no chat — no Mensagens. Ele é um mensageiro voltado exclusivamente para smartphones com sistema Android. Concorrente do iMessage da Apple, o aplicativo é um serviço de SMS repaginado com diversas funções semelhantes ao WhatsApp. Ele permite enviar mensagens de texto, foto, vídeo, áudio, emojis, GIFs e adesivos.

Google Allo tem data para ser desativado; a decisão do Google foi anunciada nesta semana — Foto: Raquel Freire/TechTudo Google Allo tem data para ser desativado; a decisão do Google foi anunciada nesta semana — Foto: Raquel Freire/TechTudo

Google Allo tem data para ser desativado; a decisão do Google foi anunciada nesta semana — Foto: Raquel Freire/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Backup do Google Allo

O usuário tem até março de 2019 para fazer o download de conversas e mídias — sejam elas fotos, vídeos ou áudios. Caso não tenha feito a cópia de segurança no prazo, a pessoa perderá todo o seu histórico do mensageiro.

Ao abrir o Allo, acesse o Menu e vá até "Configurações". Na sequência, toque em "Bate-papo" e escolha uma das opções: "Exportar mensagens de bate-papos: inclui apenas o texto da mensagem, e não fotos nem vídeos" ou "Exportar mídia armazenada: inclui fotos, vídeos e outros arquivos".

Por fim, basta escolher o formato do armazenamento: "As mensagens estarão em um arquivo CSV" ou "Os anexos de mídia estarão em um arquivo ZIP". O backup começará a ser feito e, uma vez concluído, o usuário poderá acessá-lo na pasta quando quiser.

Como recuperar fotos do Google Fotos? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

Como agendar salão de beleza ou barbearia pelo Google Maps

Como agendar salão de beleza ou barbearia pelo Google Maps

MAIS DO TechTudo