Sistemas operacionais

Por Isabela Cabral, para o TechTudo


O Android 4.0, conhecido como Ice Cream Sandwich, está com os dias contados. O Google anunciou, na última quinta-feira (6), o encerramento do suporte à antiga versão do sistema operacional nos próximos lançamentos da API Play Services. Os dispositivos que ainda usam a versão continuam a funcionar, porém, cada vez menos aplicativos receberão atualizações.

Vale destacar que a notícia vai afetar 0,3% dos usuários ativos – percentual equivalente a 6 milhões de aparelhos dentro do total de 2 bilhões de dispositivos móveis Android. Segundo a empresa, o corte se deve à idade e ao uso limitado do sistema hoje, que estreou em 2011.

Galaxy Nexus, da Samsung, lançado com Android 4.0 em 2011 — Foto: Divulgação/Samsung Galaxy Nexus, da Samsung, lançado com Android 4.0 em 2011 — Foto: Divulgação/Samsung

Galaxy Nexus, da Samsung, lançado com Android 4.0 em 2011 — Foto: Divulgação/Samsung

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Com a mudança, os desenvolvedores terão como nível mínimo de suporte a API nível 16, correspondente ao Android 4.1 Jelly Bean. Em teoria, os responsáveis pelos serviços disponíveis na Google Play podem seguir com a oferta de updates específicos para o Android 4.0, mas com o esforço de manter duas versões, o que é pouco provável.

Sete anos atrás, o Ice Cream Sandwich chegou junto com o Galaxy Nexus e marcou uma grande mudança no design do Google para smartphones. O fim do suporte vai afetar 0,3% dos usuários do sistema operacional, percentual equivalente a 6 milhões de aparelhos dentro do total de 2 bilhões de dispositivos móveis Android. Depois de tanto tempo, espontaneamente, a maioria das pessoas já migrou para versões mais recentes do software. A última é o Android 9.0, com codinome Pie, lançado em agosto de 2018.

Android P: saiba tudo sobre o sistema operacional

Android P: saiba tudo sobre o sistema operacional

Mais do TechTudo