Campeonatos

Por Victor de Abreu, para o TechTudo


Oferecer ou comprar serviços de Elojob, ou elo boosting, em jogos competitivos pode virar crime na Coreia do Sul. A prática de subir de nível para outro jogador é proibida por diversas desenvolvedoras, mas ainda assim é muito comum em games como League of Legends (LoL) e Overwatch. A proposta do governo sul-coreano prevê que os envolvidos no crime possam ser presos e paguem uma multa de aproximadamente US$ 18 mil (cerca de R$ 70 mil em conversão direta).

A medida do governo asiático é uma emenda à Lei de Promoção da Indústria de Jogos do país, que foi aprovada em 2017. A punição mais severa ao crime busca manter a credibilidade do cenário dos games e das competições de esportes eletrônicos. A lei deve entrar em vigor em seis meses.

Riot Games, desenvolvedora do League of Legends, é uma das empresas que mais lutam contra o elo job — Foto: Divulgação/LoL Esports Riot Games, desenvolvedora do League of Legends, é uma das empresas que mais lutam contra o elo job — Foto: Divulgação/LoL Esports

Riot Games, desenvolvedora do League of Legends, é uma das empresas que mais lutam contra o elo job — Foto: Divulgação/LoL Esports

Dar um boost no elo de contas de terceiros pode parecer uma prática inofensiva, mas a prática estraga a competitividade das filas ranqueadas mais avançadas ao colocar jogadores que não têm habilidades suficientes em elos mais avançados. Diversas desenvolvedoras, como a Riot Games, do League of Legends, são contra esse tipo de esquema e punem usuários que entram nos esquemas.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

No Brasil ainda não existem leis para controlar esse tipo de prática, apesar das desenvolvedoras fiscalizarem os servidores e banirem os trapaceiros. Em 2014, houve um escândalo de elojob no League of Legends. Na ocasião diversos jogadores tiveram suas contas suspensas e foram impedidos de jogar campeonatos oficiais da Riot Games por um ano. Foi a primeira vez que uma onda de suspensões ocorreu em solo brasileiro por conta desse tipo de esquema.

Nunca jogou LoL? Saiba como mandar bem em sua primeira partida

Nunca jogou LoL? Saiba como mandar bem em sua primeira partida

Mais do TechTudo