Por Aline Batista, do Havaí*


O Snapdragon 8cx (Computer Xtreme) é o primeiro processador de 7 nanômetros para computadores com Windows, anunciado pela Qualcomm nesta quinta-feira (06), durante o Snapdragon Tech Summit, no Havaí. A plataforma foi criada para a próxima geração dos notebooks Always On, Always Connected, e promete combinar alta performance e bateria que dura por vários dias.

Outro destaque do processador é a possibilidade de acessar a Internet por meio da rede LTE. A expectativa é que o novo Snapdragon esteja presente em notebooks lançados a partir do terceiro trimestre de 2019.

Quer comprar notebook barato? Encontre os melhores preços no Compare TechTudo

Snapdragon 8cx é o primeiro processador de 7nm para PCs — Foto: Aline Batista/TechTudo Snapdragon 8cx é o primeiro processador de 7nm para PCs — Foto: Aline Batista/TechTudo

Snapdragon 8cx é o primeiro processador de 7nm para PCs — Foto: Aline Batista/TechTudo

Em relação à ficha técnica, o processador vem com a CPU Kryo 495 com 10 MB de cache, a mais rápida produzida pela Qualcomm. Já a unidade de processamento gráfico é uma GPU Adreno 680 que promete ser mais poderosa e econômica. A plataforma é também compatível com memórias LPDDR4x e armazenamento em SSD, no padrão NVMe. Vale lembrar que os processadores com arquitetura ARM de 7nm ocupam menos espaço no dispositivo e garantem melhor desempenho e eficiência energética. Assim, o notebook não precisa de um ventilador e fica muito mais fino e silencioso.

Segundo a fabricante, a bateria de um computador com Snapdragon 8cx pode durar por vários dias. Além disso, ele utiliza o padrão Quick Charge 4+ e oferece recarga rápida. O processador também suporta até duas telas com resolução 4K, Bluetooth 5.0, NFC e a segunda geração do USB 3.1. Ele ainda conta com a tecnologia aptX, que diminui a latência em reprodução de música sem fios.

Apresentação do Snapdragon 8cx durante o Snapdragon Tech Summit — Foto: Aline Batista/TechTudo Apresentação do Snapdragon 8cx durante o Snapdragon Tech Summit — Foto: Aline Batista/TechTudo

Apresentação do Snapdragon 8cx durante o Snapdragon Tech Summit — Foto: Aline Batista/TechTudo

Além do tradicional Wi-Fi, o processador permite que os computadores acessem à Internet por meio da rede 4G. Para isso, ele utiliza o modem X24 LTE, que funciona em redes com velocidade de até 2Gb/s. A empresa também afirmou que o os PCs também poderão contar com o modem para Internet 5G.

O processador é compatível com o Windows 10 Enterprise, sistema mais seguro da Microsoft e voltado para uso profissional. Além disso, os aplicativos funcionam de forma integrada para oferecer mais produtividade em tarefas. A Qualcomm também está trabalhando com a Mozilla para otimizar o Firefox para o Snapdragon 8cx. Outra novidade para a plataforma é o suporte às assistentes Alexa e Cortana.

Always On, Always Connected PC

Os computadores da linha Always On, Always Connected trazem uma proposta diferente, combinando as experiências de dispositivos mobile e PC. As fabricantes prometem aparelhos com alto desempenho, eficiência energética e entrada para chips de celulares. Assim, eles funcionam com Internet 4G e ficam sempre conectados. A ideia é que o usuário apenas abra o dispositivo e comece a usar.

Computadores da linha Always On, Always Connected — Foto: Aline Batista/TechTudo Computadores da linha Always On, Always Connected — Foto: Aline Batista/TechTudo

Computadores da linha Always On, Always Connected — Foto: Aline Batista/TechTudo

A família de PCs foi introduzida em 2017. Na ocasião, a Qualcomm apresentou três notebooks em parceria com as fabricantes Lenovo, Asus e HP, são eles: Lenovo Mix 630, Asus Nova Go e HP Envy X2, ambos com uma versão especial para PCs do Snapdragon 835. Já este ano, a linha foi atualizada com dois novos produtos, em parceria com a Samsung e Lenovo. Os Galaxy Book2 e o Yoga C630 chegaram com a plataforma Snapdragon 850.

Vale ressaltar que o novo processador não deve substituir a geração anterior. A ideia é produzir dispositivos com o Snapragon 850 e com o 8cx para diferentes faixas de preço, de acordo com o Diretor de Marketing de Produtos, Peter Burns.

A expectativa era de que a companhia exibisse produtos com o novo processador durante o Snapdragon Tech Summit, mas isso não aconteceu. A previsão é de que notebooks com o 8cx estejam disponíveis para o consumidor final somente no terceiro trimestre de 2019. Durante o evento, a Qualcomm mostrou apenas o design usado como referência para os próximos PCs.

Desing usado como referência para PCs com Snapdragon 8cx — Foto: Aline Batista/TechTudo Desing usado como referência para PCs com Snapdragon 8cx — Foto: Aline Batista/TechTudo

Desing usado como referência para PCs com Snapdragon 8cx — Foto: Aline Batista/TechTudo

Os PCs da linha Always On, Always Connected ainda não foram lançados no Brasil e, por enquanto, não há previsão de chegada dos produtos. A prioridade das empresas está nos mercados chinês, norte-americano e erupeu. Apesar disso, a Qualcomm diz estar em negociação com fabricantes de computadores e operadoras de celular no país.

*A jornalista viajou para o Havaí a convite da Qualcomm.

Qual é o melhor notebook barato de 2018? Comente no Fórum do TechTudo

MAIS DO TechTudo