Por Aline Batista, do Havaí*


O Snapdragon 855 é o novo processador da Qualcomm, que promete tornar o 5G uma realidade nos celulares. A plataforma mobile, anunciada nesta terça-feira (04) durante o Snapdragon Tech Summit, também oferece desempenho mais rápido do que a geração anterior, além de melhor experiência em jogos, downloads e streaming de vídeo ou música.

De acordo com a empresa, os smartphones com 5G já estarão disponíveis no primeiro semestre de 2019. Vale lembrar que a nova rede promete Internet entre 10 e 100 vezes mais rápida do que o atual 4G. A seguir, veja mais detalhes sobre o processador e sobre a quinta geração da Internet mobile.

Snapdragon 855 é o novo processador da Qualcomm para Internet 5G — Foto: Aline Batista/TechTudo Snapdragon 855 é o novo processador da Qualcomm para Internet 5G — Foto: Aline Batista/TechTudo

Snapdragon 855 é o novo processador da Qualcomm para Internet 5G — Foto: Aline Batista/TechTudo

Snapdragon 855

A nova versão do processador de celulares tem como principal destaque a compatibilidade com a Internet 5G, graças ao modem X50 5G. Ele utiliza a 4ª geração do motor de inteligência artificial e promete performance três vezes superior à do seu antecessor, o Snapdragon 845. Além disso, de acordo com a fabricante, o system-on-a-chip (SoC) é duas vezes mais rápido do que seu principal rival para celulares Android, em uma arquitetura de apenas 7 nanômetros.

Outra novidade do Snapdragon 855 é o 3D Sonic Sensor, primeiro sensor ultrasônico para leitura de impressões digitais embaixo da tela. Graças a ele, os usuários poderão tocar em qualquer ponto do display para desbloquear o smartphone. A leitura promete ser rápida e precisa, e deve funcionar até mesmo se a mão estiver molhada ou oleosa, por exemplo. Vale lembrar que a fabricante chinesa Vivo já estreou essa funcionalidade em seus aparelhos.

Além disso, o chip traz o inédito sistema Snapdragon Elite Gaming, para potencializar o desempenho em jogos. A tecnologia promete gráficos e áudios de qualidade, bateria de longa de duração e performance de excelência. De acordo com a empresa, a experiência é tão completa que usuário vai até esquecer que está jogando em um smartphone.

Presidente da Qualcomm durante o anúncio do Snapdragon 855 — Foto: Aline Batista/TechTudo Presidente da Qualcomm durante o anúncio do Snapdragon 855 — Foto: Aline Batista/TechTudo

Presidente da Qualcomm durante o anúncio do Snapdragon 855 — Foto: Aline Batista/TechTudo

Embora tenha apresentado o tão esperado Snapdragon 855, a Qualcomm não deu muitos detalhes sobre o processador, o que deve acontecer apenas nesta quarta-feira. No primeiro dia de evento, o grande destaque foi para a Internet 5G e todas as tecnologias em que a companhia vem trabalhando para torná-la realidade.

Internet 5G

Para o presidente da Qualcomm, Cristiano Amon, o 5G é uma das mais significantes transições que teremos nos smartphones. "O celular vai continuar sendo o principal aparelho. Ele é o centro da nossa vida digital e o 5G vai levá-lo para outro nível", disse o executivo durante a conferência. A companhia, no entanto, não se limita aos celulares e garante que a nova rede também poderá ser usada para outros aparelhos, como os computadores Always Connected e até mesmo carros e eletrodomésticos.

As ondas milimétricas chamadas mmWave são as principais responsáveis pela boa performance do 5G. É essa banda que vai garantir que a Internet funcione em frequências altas, entre 24 e 60 GHz. Para a fabricante, a tecnologia para Internet mais rápida vai mudar completamente a forma como as pessoas se comunicam, mas também a maneira como jogam, assistem a vídeos, fazem compras e produzem conteúdos. A expectativa é que o 5G possa, em algum momento, atingir a velocidade de 1 gigabit por segundo.

Para tornar a Internet 5G uma realidade, a Qualcomm está contando com a ajuda de diversos parceiros. Entre os colaboradores, estão a operadora britânica EE e as americanas AT&T e Verizon. Essas empresas vêm trabalhando no desenvolvimento das redes 5G, enquanto fabricantes, como Samsung e Motorola, estão desenvolvendo aparelhos compatíveis com a tecnologia.

Moto Z3 com Internet 5G por meio de Moto Snap — Foto: Aline Batista/TechTudo Moto Z3 com Internet 5G por meio de Moto Snap — Foto: Aline Batista/TechTudo

Moto Z3 com Internet 5G por meio de Moto Snap — Foto: Aline Batista/TechTudo

Em uma demonstração para os jornalistas, a Motorola exibiu o Moto Z3 com Internet 5G. O celular, que já havia sido revelado em agosto deste ano, foi o primeiro do mundo com suporte a essa rede. A conexão é possível por meio de um Moto Snap, equipado com o processador Snapdragon 855. Para começar a usar a Internet mais rápida, basta acoplar o acessório ao celular e ajustar algumas configurações de velocidade no aplicativo.

Já a Samsung levou um protótipo de smartphone com o Snapdragon 855 e Internet 5G. O aparelho foi desenvolvido em parceria com a Verizon, mas a companhia não deu detalhes sobre sua disponibilidade. Vale destacar que o Galaxy S9 utiliza a geração anterior do processador, o Snapdragon 845. Então, é bastante provável que o próximo modelo, o Galaxy S10, venha com a nova plataforma mobile, assim como os principais tops de linha de 2019.

Protótipo de celular da Samsung com Snapdragon 855 e Internet 5G — Foto: Aline Batista/TechTudo Protótipo de celular da Samsung com Snapdragon 855 e Internet 5G — Foto: Aline Batista/TechTudo

Protótipo de celular da Samsung com Snapdragon 855 e Internet 5G — Foto: Aline Batista/TechTudo

5G no Brasil

Embora a Qualcomm prometa que, em breve, os usuários poderão comprar smartphones com 5G, essa realidade ainda está um distante do brasileiro. Em 2019, a rede deve estar disponível apenas nos Estados Unidos, Japão, Coreia do Sul, Austrália, China e para países da Europa. De acordo com a empresa, a previsão é de que a tecnologia seja implantada na América Latina e Índia apenas entre 2020 e 2021. A expectativa é que o 5G substitua progressivamente o 4G durante a próxima década, assim como aconteceu com 3G.

*A jornalista viajou para o Havaí a convite da Qualcomm.

MAIS DO TechTudo