Por Paulo Alves, para o TechTudo


A Seagate está próxima de lançar um HD com até 16 TB, a maior capacidade já alcançada por um disco rígido no padrão de 3,5 polegadas. O dispositivo foi criado usando a tecnologia HAMR, processo de leitura e gravação. No caso do novo armazenamento, é utilizado um sistema com doois conjuntos, o Mach.2, que permite gravar dados em espaços menores e, por isso, pode reduzir o tamanho do módulo.

Até então, HDs dessa dimensão eram comercializados para empresas em formatos maiores, obrigando um custo adicional em maquinário compatível. Na prática, o que se faz é investir em uma quantidade grande de HDs menores trabalhando em conjunto. Ainda não há previsão de chegada do HD Seagate de 16 TB ao mercado.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Seagate prepara HD de 16 TB no formato 3,5 polegadas — Foto: Divulgação/Seagate Seagate prepara HD de 16 TB no formato 3,5 polegadas — Foto: Divulgação/Seagate

Seagate prepara HD de 16 TB no formato 3,5 polegadas — Foto: Divulgação/Seagate

A tecnologia HAMR (sigla em inglês para Gravação Magnética Assistida por Calor) reduz a área necessária para escrever informações magneticamente no disco. O mecanismo usa um laser que atinge uma porção mínima da superfície de gravação, invertendo a polaridade de maneira precisa para criar bits sem perder estabilidade. Além disso, ao contrário de HDs comuns, a técnica usa dois braços de gravação, aumentando a velocidade de escrita.

A inovação da Seagate foi miniaturizar o sistema ao máximo para caber em um formato padrão de HD, que pode ser usado em data centers atuais sem problemas de adaptação. Segundo a fabricante, os testes internos mostraram que o produto supera em até 20 vezes as especificações mais comuns da indústria para esse tipo de equipamento.

Tecnologia HAMR grava dados em um espaço menor, aumentando a densidade do disco — Foto: Divulgação/Seagate

Tecnologia HAMR grava dados em um espaço menor, aumentando a densidade do disco — Foto: Divulgação/Seagate

A Seagate planeja continuar o desenvolvimento da técnica para produzir discos rígidos cada vez maiores. A expectativa é que, até 2020, seja possível criar um módulo de armazenamento com 20 TB de capacidade. A técnica HAMR, porém, permite densidade de até 1 TB por polegada quadrada. Com esse recurso seria possível fabricar, no futuro, HDs de 3,5 polegadas de 60 TB, por exemplo.

Via Seagate

Como acertar na escolha do SSD? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo