Mapas e localização

Por Paulo Alves, para o TechTudo


O What3words é um sistema criado para simplificar endereços físicos ao redor do mundo que já [e utilizado por serviços de hospedagem e entregas, como o Airbnb. A nova tecnologia visa criar um padrão único de localização usando três palavras, tanto para endereços convencionais, como de casas, apartamentos e estabelecimentos comerciais, quanto para localidades afastadas dos centros urbanos. Ao alugar uma cabana na floresta, por exemplo, o app da What3words pode ajudar a encontrar o local exato sem confusão. Saiba tudo sobre o novo formato de endereço.

AirBnB já adota sistema de localização What3words — Foto: Divulgação/What3words

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A solução se parece com o sistema de latitude e longitude ou com o Plus Code, do Google, já que não requer nome da rua, número ou bairro. No entanto, o What3words dispensa números e usa apenas um conjunto de três palavras.

Cada metro quadrado no planeta pode ter um endereço simplificado do What3words, que pode ser lembrado, compartilhado e anotado no papel facilmente. O endereço What3words do Cristo Redentor, por exemplo, é “corado.nisto.rindo”.

Ao jogar as três palavras no app, é possível obter o ponto no mapa e exportar a localização para o Google Maps para iniciar o trajeto. Da mesma forma, o programa no celular pode usado para encontrar o endereço What3words de qualquer endereço convencional.

What3words usa conjunto de três palavras para designar qualquer localização no mundo — Foto: Reprodução/What3words

Onde se usa

O Airbnb selou uma parceria com o governo da Mongólia para testar o What3words para divulgar hospedagens. O país africano não conta com endereço convencionais e tem uma cultura nômade que dificulta o compartilhamento de endereços na plataforma. A expectativa é que o What3words, portanto, facilite o compartilhamento da localização de residências alugadas.

Nos EUA, o serviço de entregas Onibag usa o What3words para informar locais de coleta de pacotes e pontos de entrega a clientes. Além disso, há casos de equipes de produção de filmes que já tenham usado o sistema de três letras para indicar locais de filmagem na Inglaterra, país de origem do serviço.

Como usar

Passo 1. Baixe o app What3words, disponível para Android e iPhone (iOS) e use o botão de busca para abrir a ferramenta de pesquisa. Digite o conjunto de três letras correspondente ao endereço que você deseja encontrar e clique no resultado para abrir no mapa.

Busque a localização usando um endereço What3words — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 2. Use os botões na parte inferior para compartilhar a localização com alguém, marcar como favorito ou obter rotas. Nesse último caso, o app irá redirecionar você para um programa alternativo de navegação já instalado no celular, como Waze ou Google Maps.

Obtenha rotas usando apps de terceiros, como Google Maps ou Waze — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 3. Use a ferramenta de pesquisa também para converter um endereço comum para o formato do What3words. Posicione o mapa no ponto exato desejado para obter as três letras correspondentes no rodapé.

Obtenha o endereço What3words de uma localização qualquer no mundo — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Funções pouco conhecidas do Google Maps

Funções pouco conhecidas do Google Maps

Mais do TechTudo