Por Raquel Freire, para o TechTudo


O WhatsApp removeu o atalho para baixar figurinhas da App Store no iPhone (iOS). O botão permitia ao usuário fazer download de outros apps com stickers adicionais de forma mais dinâmica, dentro do mensageiro. Com o recurso, era possível aumentar o acervo de imagens da função que chegou à plataforma no final de outubro. No entanto, com a medida da Apple de remover esse tipo de aplicativo da sua loja oficial, o atalho perdeu o sentido.

Mesmo com a mudança, os interessados ainda podem acessar a App Store para buscar e incluir novas figurinhas no mensageiro — a partir das ofertas disponíveis pela empresa. Para os usuários do sistema Android, nada mudou e eles continuam com acesso à Google Play a partir do menu de stickers do WhatsApp. Em ambas as versões do software, o menu nativo do mensageiro inclui 12 pacotes de adesivos por padrão.

Figurinhas no WhatsApp: saiba como fazer a sua pelo iPhone

Figurinhas no WhatsApp: saiba como fazer a sua pelo iPhone

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A Apple começou a excluir os aplicativos de figurinhas para WhatsApp em novembro. Pelas diretrizes da empresa, os programas não podem depender de outros terceiros para funcionarem, como é o caso das plataformas em questão. Por violar as regras estabelecidas pela companhia, a remoção desse tipo de serviço da loja oficial está em curso desde então.

Uma saída para que o mensageiro não frustre os usuários do sistema operacional iOS pode ser a criação de uma loja própria de figurinhas. Dessa forma, o WhatsApp solucionaria a norma exigida pela Apple. No entanto, essa mudança pode demorar e, além disso, não há nenhuma previsão sobre quando (e se) isso vai ocorrer.

Sticker no WhatsApp — Foto: Eduardo Manhães/TechTudo Sticker no WhatsApp — Foto: Eduardo Manhães/TechTudo

Sticker no WhatsApp — Foto: Eduardo Manhães/TechTudo

Mais do TechTudo