Por Paulo Alves, para o TechTudo


O funcionamento do Wi-Fi no celular depende de vários elementos trabalhando em conjunto, desde a operadora de banda larga, passando pelo roteador e chegando à antena do smartphone. Se algo no meio do caminho não vai bem, a internet cai e fica difícil saber a origem do problema. Enquanto isso, ou o telefone fica com ícone de exclamação na rede sem fio ou sequer consegue estalecer conexão. Reconheceu a situação? Veja, a seguir, oito maneiras de recuperar a internet no celular em caso de falha na rede.

Veja oito maneiras de corrigir falhas do Wi-Fi no celular — Foto: Divulgação Veja oito maneiras de corrigir falhas do Wi-Fi no celular — Foto: Divulgação

Veja oito maneiras de corrigir falhas do Wi-Fi no celular — Foto: Divulgação

Entrar e sair do modo avião

Entrar e sair do modo avião costuma ser suficiente para resolver problemas simples de conexão. Em redes compartilhadas com outras pessoas, a troca dinâmica de IPs pode gerar conflitos e impedir a conexão do seu celular se outro dispositivo tiver pego o endereço de rede. Quando a troca automática não ocorre, é preciso forçar a reconexão para que o servidor DHCP lhe entregue um novo identificador de rede.

Entra e saia d modo avião para tentar recuperar o Wi-Fi — Foto: Isabela Cabral/TechTudo Entra e saia d modo avião para tentar recuperar o Wi-Fi — Foto: Isabela Cabral/TechTudo

Entra e saia d modo avião para tentar recuperar o Wi-Fi — Foto: Isabela Cabral/TechTudo

Reiniciar o celular

Se o modo avião não resolver, reiniciar o celular pode servir para recuperar a conexão de internet em casos de menor gravidade. Se todos os aparelhos funcionam na rede menos o seu, desligue o smartphone e ligue-o novamente para tentar eliminar possíveis conflitos e reestabelecer a internet Wi-Fi.

Se o seu smartphone tem bateria removível, retire o componente por alguns segundos antes de iniciar de novo. Caso a bateria não possa ser removida, aguarde pelo menos 30 segundos para voltar a ligar.

Desligue o celular e ligue novamente para tentar resolver o problema de conexão — Foto: Reprodução/Fernando Telles Desligue o celular e ligue novamente para tentar resolver o problema de conexão — Foto: Reprodução/Fernando Telles

Desligue o celular e ligue novamente para tentar resolver o problema de conexão — Foto: Reprodução/Fernando Telles

Reiniciar o roteador

A falha de conexão também pode ser decorrente de problema no roteador. Normalmente um simples reset do dispositivo de rede resolve a questão. Até mesmo alguns aparentes erros de autenticação podem ser solucionados ao reiniciar o roteador.

Alguns modelos contam com uma chave na parte de trás para facilitar, mas o mais comum é que seja necessário retirar o aparelho da tomada e plugá-lo novamente depois de alguns segundos. É importante também checar se paredes, eletrônicos e janelas interferem na distribuição do sinal no ambiente.

Reinicie o roteador para tentar resolver o erro na conexão — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo Reinicie o roteador para tentar resolver o erro na conexão — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

Reinicie o roteador para tentar resolver o erro na conexão — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

Checar se o roteador está operando na mesma frequência do celular

Se você está se conectando a um Wi-Fi novo, é importante checar se a frequência de operação da rede é a mesma do celular. Roteadores modernos podem transmitir sinal na faixa dos 5 GHz, tecnologia incompatível com smartphones mais antigos, que não suportam conexões do tipo dual-band.

Em algumas situações, porém, o telefone pode simplesmente estar tentando se conectar na faixa errada do espectro. Para resolver, acesse as configurações de rede do aparelho, acesse as opções avançadas e abra o menu de frequências. Escolha a faixa de 5 GHz manualmente e tente se reconectar ao Wi-Fi para checar se o problema foi solucionado. Outra forma é alterar a frequência do roteador.

Roteador na frequência diferente do celular pode prejudicar conexão — Foto: Luciana Maline/TechTudo Roteador na frequência diferente do celular pode prejudicar conexão — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Roteador na frequência diferente do celular pode prejudicar conexão — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Checar se a senha de rede mudou

Roteadores compartilhados ou empresariais podem ter a senha alterada por outras pessoas que têm acesso de administrador. Nesses casos, o telefone costuma indicar o erro “Falha de autenticação” na hora de se conectar, apontando que deve haver uma senha nova a ser digitada. Se isso for verdade, descubra o código novo. Em seguida, mantenha a sua rede Wi-Fi pressionada e escolha “Esquecer”. Ao tentar reconectar, o celular irá pedir a senha novamente.

Vale ressaltar que, mesmo que a senha não tenha sido alterada, selecionar o recurso de esquecer rede pode ajudar a resolver problemas de autenticação.

Esqueça a rede e altere a senha — Foto: Reprodução/Paulo Alves Esqueça a rede e altere a senha — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Esqueça a rede e altere a senha — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Reiniciar os ajustes de rede no Android e iOS

Se nada disso solucionar o problema, os sistemas Android e iOS permitem executar uma restauração das configurações de rede como medida mais drástica. O procedimento elimina todas as redes Wi-Fi salvas no aparelho, portanto é preciso ter senhas anotadas em algum lugar para voltar a se conectar mais tarde.

No iPhone, o processo pode ser realizado no menu “Redefinir” dos Ajustes. Já no Android, o passo a passo pode mudar de fabricante para fabricante, e também dependendo da versão do software instalada. Em geral, basta acessar o menu de backup e restauração para encontrar o recurso.

Redefina os Ajustes de Rede do celular — Foto: Foto: Reprodução/Lucas Mendes Redefina os Ajustes de Rede do celular — Foto: Foto: Reprodução/Lucas Mendes

Redefina os Ajustes de Rede do celular — Foto: Foto: Reprodução/Lucas Mendes

Restaure as configurações de fábrica

Se nenhuma solução resolver e o roteador estiver funcionando normalmente para outros aparelhos menos o seu, resta apenas recorrer à restauração de fábrica. O procedimento retorna seu celular para a versão original do software, e deixa de lado qualquer chance de que o sistema do smartphone esteja causando o problema de conexão. Restaure o iPhone ou o Android e, ao final, verifique se o Wi-Fi voltou a funcionar.

Se problemas de conexão persistirem mesmo após a redefinição do telefone, a causa pode estar na antena Wi-Fi do celular. Nesse caso, entre em contato com o suporte técnico do fabricante na sua cidade.

Apague tudo e restaure para as configurações de fábrica — Foto: Reprodução Apague tudo e restaure para as configurações de fábrica — Foto: Reprodução

Apague tudo e restaure para as configurações de fábrica — Foto: Reprodução

Como reiniciar o iPhone

Como reiniciar o iPhone

MAIS DO TechTudo