Atletas

Por Julio Puiati, para o TechTudo


Arena of Valor, jogo grátis disponível para download em Android, iPhone (iOS) e Nintendo Switch, ganha cada vez mais força no competitivo. O MOBA desenvolvido pela Tencent já revelou, entre grandes jogadores, o brasileiro Maick ''NoMercy'' Barbosa. Eleito o melhor pro player de jogos mobile do Brasil e atleta reveleção em 2018 pelos jurados do Prêmio eSports Brasil, o paulistano de 18 anos está na Nova e-Sports, atual campeã latino-americana da Valor Series. Em entrevista ao TechTudo, NoMercy listou cinco dicas valiosas para quem está procurando melhorar seu desempenho e subir no kaning do game.

Encontre a melhor rota

NoMercy se especializou na selva. E você? — Foto: Divulgação/Valor Series Badboy Leeroy NoMercy se especializou na selva. E você? — Foto: Divulgação/Valor Series Badboy Leeroy

NoMercy se especializou na selva. E você? — Foto: Divulgação/Valor Series Badboy Leeroy

''Não é que exista uma rota melhor dentro do game. Isso vai depender, na verdade, do seu estilo de jogo e preferências pessoais'', explica o atleta. Em Arena of Valor, assim como League of Legends (LoL), os jogadores podem desempenhar cinco funções distintas: topo, caçador, meio, atirador e suporte. ''Uma vez que você encontrar a rota que melhor funciona pra você, treine até dominá-la por completo'', finaliza.

NoMercy optou por se especializar na selva. O caçador é responsável por flutuar entre as rotas superior, central e inferior, controlar objetivos, ditar o ritmo da partida e derrotar monstros neutros. ''Para mim, essa função é a mais importante dentro de jogo, pois além de não ficar preso apenas em um lugar, com ela tenho total liberdade pelo mapa'', justifica o craque brasileiro.

Rotação para a vitória

Os Dragões Abissais são objetivos importantes dentro do game — Foto: Reprodução/Mobile Gamer Hub Os Dragões Abissais são objetivos importantes dentro do game — Foto: Reprodução/Mobile Gamer Hub

Os Dragões Abissais são objetivos importantes dentro do game — Foto: Reprodução/Mobile Gamer Hub

As rotações, isto é, movimentações de heróis para os diversos setores do mapa, são importantíssimas para execução de estratégias em Arena of Valor. De acordo com NoMercy, os jogos não são vencidos apenas com abates. Os players precisam agir em conjunto para derrubar estruturas e triunfar em Antharis.

''É necessário uma boa visão de jogo para cumprir objetivos dentro da partida. Independente da sua rota, tente sempre se basear na rotação do seu time e acompanhá-lo nos objetivos que irão te garantir vantagens dentro de jogo'', alerta o caçador da Nova e-Sports. Obter bônus de Dragões Abissais e Demônios das Trevas, por exemplo, concede ouro adicional e pode fazer a diferença.

Escolha bem o seu herói

Arena of Valor conta com um leque variado de heróis — Foto: Reprodução/Mobile Gamer Hub Arena of Valor conta com um leque variado de heróis — Foto: Reprodução/Mobile Gamer Hub

Arena of Valor conta com um leque variado de heróis — Foto: Reprodução/Mobile Gamer Hub

Arena of Valor conta atualmente com 77 heróis. Portanto, é comum que jogadores iniciantes se percam com a variedade. Existem personagens, no entanto, que podem estar mais fortes que outros no meta, tudo depende do momento da temporada e das atualizações.

''Sempre tente buscar aqueles que estão sendo mais utilizados no momento, pois geralmente esses são os mais fortes, com melhores combinações de habilidades e que podem carregar o seu time para a vitória'', explica NoMercy. De acordo com o atleta, streams de profissionais em plataformas online como Twitch TV e YouTube são as melhores fontes de pesquisa.

Atenção nas configurações!

Cada herói demanda um tipo correto de arcana — Foto: Reprodução/Arena of Valor Cada herói demanda um tipo correto de arcana — Foto: Reprodução/Arena of Valor

Cada herói demanda um tipo correto de arcana — Foto: Reprodução/Arena of Valor

''Não subestime as configurações de jogo. Desde as básicas, como ataque, foco e alvo, até as mais complexas, como arcanas, builds e talentos. As configurações são extremamente importantes'', alerta o pro player. As arcanas, no caso, são ''runas'' que fornecem variados tipos de bônus aos heróis como roubo de vida, velocidade de movimento, taxa crítica, dano de ataque e outros atributos.

Os talentos, por sua vez, concedem uma espécie de ''quinta habilidade'' aos personagens. Executar, punir, purificar e curar são alguns exemplos. Se planejar antes dos duelos, portanto, é essencial para alcançar mais vitórias. ''Arrume-as antes de iniciar uma partida, pois existem heróis que funcionam perfeitamente em algumas configurações e outros nem tanto'', explica.

Foco na partida

Foco é essencial para se alcançar melhores resultados! — Foto: Divulgação/Valor Series Badboy Leeroy Foco é essencial para se alcançar melhores resultados! — Foto: Divulgação/Valor Series Badboy Leeroy

Foco é essencial para se alcançar melhores resultados! — Foto: Divulgação/Valor Series Badboy Leeroy

Pode parecer clichê, mas desenvolver a capacidade de concentração durante as partidas é algo crucial em Arena of Valor. ''Tenha sempre controle do que está rolando no mapa e na partida. Baseie-se na rotação e controle do seu time. Adapte-se de acordo com a maneira que o jogo se desenrola'', aconselha NoMercy.

É necessário manter o foco do início ao fim, independente da situação que se encontre o confronto. ''Uma partida nunca está perdida, mas se você garantir uma boa vantagem no começo irá dominar totalmente o campo de batalha e terá grandes chances de vencer”, finaliza.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Arena of Valor: saiba tudo sobre o jogo

Arena of Valor: saiba tudo sobre o jogo

Mais do TechTudo