Por Filipe Garrett, para o TechTudo


Bell Nexus é um projeto de carro voador que deve operar no futuro para o UberAIR, serviço que a Uber pretende lançar em breve. Equipado com seis motores, o eVTOL, veículo de decolagem vertical, decola como uma espécie de helicóptero e usa sistema de propulsão híbrida. Ele permite transportar até 272 kg, cerca de cinco passageiros, e alcança distâncias de até 240 km em apenas uma hora.

De acordo com estimativas da fabricante, a aeronave deve chegar ao mercado até 2023. Por enquanto, os testes do veículo serão realizados nas cidades de Dallas e Los Angeles, nos Estados Unidos. O veículo da Bell foi demonstrado durante a CES 2019, feira de eletrônicos que aconteceu entre 8 e 11 de janeiro, em Las Vegas, nos EUA.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Carro voador é destaque na CES 2019

Carro voador é destaque na CES 2019

Outro grande destaque do Nexus é a possibilidade de voar de forma autônoma, sem a necessidade de um piloto. Quem desejar usar o táxi voador poderá solicitá-lo por meio de um aplicativo de celular para, então, embarcar rumo a seu destino. Como a Bell é uma empresa parceira da Uber, é provável que o veículo seja usado a serviço do UberAIR.

Bell Nexus: carro voador deve funcionar com UberAIR — Foto: Luciana Maline/TechTudo Bell Nexus: carro voador deve funcionar com UberAIR — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Bell Nexus: carro voador deve funcionar com UberAIR — Foto: Luciana Maline/TechTudo

O Nexus usa um sistema de propulsão híbrida, que combina motores elétricos com outros a combustão, o que garante maior capacidade de carga e aumenta a área de cobertura da aeronave. Segundo a fabricante, o Nexus chega a cobrir distâncias de até 240 km em apenas uma hora, espectro muito maior em relação a outros veículos de decolagem vertical propostos no momento, que costumam ser exclusivamente elétricos. Essa área de cobertura pode tornar o design viável também para operações de logística nos moldes dos serviços de entrega de produtos via drones, que têm sido testados atualmente.

Em relação ao design, o carro voador parece uma mistura de drone gigante com avião. Já na parte de dentro, ele se assemelha a uma cápsula com cinco lugares e um painel de controle de voo parecido com o que é utilizado em aviões.

Bell Nexus tem espaço para cinco passageiros e é autônomo — Foto: Luciana Maline/TechTudo Bell Nexus tem espaço para cinco passageiros e é autônomo — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Bell Nexus tem espaço para cinco passageiros e é autônomo — Foto: Luciana Maline/TechTudo

O veículo também foi desenhado com algumas soluções interessantes de segurança, como o isolamento completo das baterias. Assim, mesmo que uma delas falhe, o Nexus continua sendo capaz de voar sem problemas. Outros cuidados envolvem a capacidade do veículo de pousar sem perigo, mesmo se o motor a combustão falhar ou se uma das hélices parar de girar.

Qual é o melhor drone para comprar no Brasil? Comente no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo