Por Isabela Cabral, para o TechTudo


O Bluetooth 5.1 é a nova versão da tecnologia que vai permitir serviços de localização mais eficientes, com precisão de centímetros. A novidade foi anunciada na segunda-feira (28) pelo SIG, organização responsável pelo desenvolvimento do padrão, e já está disponível para desenvolvedores. O Bluetooth é uma das maneiras mais populares de conectar equipamentos sem fio a curta distância e está presente em vários aparelhos de rastreamento, como tags de localização de objetos, rastreadores de animais e beacons.

Com o novo recurso, um dispositivo equipado com a tecnologia poderá sentir a direção de um sinal, o que representa um avanço no sistema atual baseado em proximidade ou posicionamento. A ferramenta vai funcionar da seguinte forma: um aparelho Bluetooth tem um conjunto de antenas, então ao medir a força dos sinais em cada uma, outro dispositivo consegue determinar qual é o mais forte e, assim, obter um vetor de direção.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Novidade no padrão Bluetooth vai melhorar localização de objetos — Foto: Divulgação/Bluetooth

Atualmente, os artefatos que utilizam o Bluetooth para fins de localização costumam se dividir em duas categorias. As soluções de proximidade buscam entender quando dois aparelhos estão próximos e qual é, aproximadamente, a distância entre eles. Já os sistemas de posicionamento usam a conexão para definir a localização física de um dispositivo com precisão de metros. Os dois tipos poderão se aproveitar da nova capacidade de encontrar direções para melhorar suas performances.

Fábricas e lojas podem se beneficiar com novo recurso de localização Bluetooth — Foto: Divulgação/Bluetooth

Além de aprimorar os rastreadores de uso pessoal, a novidade deve ser útil para comércios e indústrias. As empresas poderiam, por exemplo, usar o Bluetooth para localizar itens em prateleiras ou para facilitar a navegação em espaços internos, como supermercados, aeroportos e museus. “Os serviços de localização são uma das áreas da tecnologia Bluetooth que mais crescem, e estão previstos para atingir mais de 400 milhões de produtos por ano até 2022”, afirmou o diretor executivo do SIG, Mark Powell.

Qual é a melhor caixa de som Bluethooth? Comente no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo