Atletas

Por Julio Puiati, para o TechTudo


Oleksandr "s1mple" Kostyliev, da Natus Vincere, foi eleito pela HLTV o melhor jogador de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) da temporada 2018. O AWPer recebeu o prêmio individual mais importante do competitivo neste domingo (20) após superar seu concorrente direto Nicolai "device" Reedtz, da Astralis, na corrida pelo primeiro lugar. Nikola "NiKo" Kovac, da FaZe Clan, completou o pódio e Marcelo "coldzera" David, brasileiro da MIBR, ficou na décima posição do ranking final.

S1mple é eleito o melhor jogador de CS do mundo em 2018 — Foto: Divulgação/ESL S1mple é eleito o melhor jogador de CS do mundo em 2018 — Foto: Divulgação/ESL

S1mple é eleito o melhor jogador de CS do mundo em 2018 — Foto: Divulgação/ESL

Após 155 mapas disputados em grandes eventos, o craque ucraniano liderou quase todas as estatísticas da premiação. S1mple conquistou o melhor Rating 2.0 (1.34), a melhor média de eliminações por round (0.87) e a maior taxa de dano distribuído por round (87.4), além de ter sido um dos atletas mais consistentes do cenário em 2018. Ao todo, foram 3467 abates acumulados, 2360 mortes totais e K/D Ratio de 1.47.

Se a Natus Vincere foi considerada a segunda melhor equipe da temporada, muito se deve às atuações do AWPer ao longo da campanha. Junto dos companheiros Ioann "Edward" Sukharie, Egor "flamie" Vasilyev, Danylo "Zeus" Teslenk e Denis "electronic" Sharipov, S1mple não só venceu quatro títulos de grande expressão, mas também foi eleito o MVP em todas as ocasiões. Os europeus faturaram a StarSeries & i-League Season 5, o Asia Championships 2018, a ESL One Cologne 2018 e o BLAST Pro Series Copenhagen 2018.

Confira abaixo o ranking dos dez melhores atletas de 2018:

Ranking HLTV 2018

Posição Jogador Equipe
1º – s1mple Natus Vincere
2º – device Astralis
3º – NiKo FaZe Clan
4º – electronic Natus Vincere
5º – dupreeh Astralis
6º – NAF Team Liquid
7º – Magisk Astralis
8º – gla1ve Astralis
9º – KRIMZ Fnatic
10º – coldzera MIBR

Desempenho brasileiro

Coldzera foi o único brasileiro presente na lista final de 20 melhores jogadores da HTLV em 2018. O rifler da MIBR ficou na décima colocação com o oitavo melhor rating 2.0 (1.16) e a quinta melhor média de eliminações por round (0.77). Já em troféus, a organização tupiniquim deixou a desejar e só faturou a ZOTAC Cup como único título de grande calibre. O quinteto liderado por Gabriel "FalleN" Toledo sofreu com problemas de comunicação e atuou muito abaixo do esperado.

Coldzera ficou em décimo no ranking geral — Foto: Divulgação/BLAST Pro Series Coldzera ficou em décimo no ranking geral — Foto: Divulgação/BLAST Pro Series

Coldzera ficou em décimo no ranking geral — Foto: Divulgação/BLAST Pro Series

O prêmio de melhor jogador de Counter-Strike da HLTV – site especializado em métricas e cobertura jornalística do game – existe há cinco anos. A honraria leva em conta estatísticas apresentadas pelos atletas ao longo da temporada e é divulgado todos os anos em janeiro. Christopher "GeT_RiGhT" Alesund (2013 e 2014), Olof "olofmeister" Kajbjer (2015) e coldzera (2016 e 2017) foram os vencedores das edições realizadas até o momento.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Mais do TechTudo