Por Filipe Garrett, para o TechTudo


O DWR-2010 é o novo roteador 5G da D-Link, anunciado durante a CES 2019, feira de eletrônicos que acontece entre os dias 8 e 11 de janeiro, em Las Vegas, nos Estados Unidos. O padrão de rede em implementação promete ser muito mais rápido que o 4G, além de funcionar para criar ambientes conectados, entre outras vantagens. Outro recurso presente é o Wi-Fi Mesh, que cria redes inteligentes para espaços maiores.

Apesar das novidades, o dispositivo não é compatível com Wi-Fi 6, tecnologia mais recente para produtos do tipo. A D-Link ainda não divulgou o preço do roteador, que também não tem previsão para chegar ao Brasil.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Roteador suporta diversas tecnologias e tem Wi-Fi dual-band — Foto: Divulgação/D-Link Roteador suporta diversas tecnologias e tem Wi-Fi dual-band — Foto: Divulgação/D-Link

Roteador suporta diversas tecnologias e tem Wi-Fi dual-band — Foto: Divulgação/D-Link

Pensado para funcionar apenas com o 5G, o roteador promete ter usabilidade descomplicada, com configurações simples via aplicativo. Para conectar, é necessário inserir um chip SIM compatível com o padrão de Internet no aparelho, mais ou menos como a conexão com a rede de dados por meio de um smartphone. Em áreas de cobertura mais limitadas para o 5G, o dispositivo Wi-Fi detecta as oscilações de sinal e alterna automaticamente, trabalhando em 4G, por exemplo. De qualquer forma, o usuário tem suporte ao VoLTE, garantindo acesso a ligações telefônicas com alta qualidade de som.

Além do Wi-Fi, o roteador tem uma interface WAN e quatro portas Ethernet, com promessa de velocidade de transferência de até 2,4 Gb/s. Apesar da proposta interessante, chama a atenção que o D-Link DWR-2010 seja um roteador sem suporte ao Wi-Fi 6, tecnologia em fase de implementação e que desponta em uma série de novos modelos do segmento apresentados na própria CES 2019.

Ainda não há informações a respeito de preço e disponibilidade do produto no mercado. Entretanto, dada a dependência de redes 5G, é provável que o modelo demore um pouco para aparecer no mercado brasileiro.

Qual é o melhor roteador? Comente no Fórum do TechTudo

MAIS DO TechTudo