Por Marvin Costa, para o TechTudo


O Fresh Geoffrey é um robô desenvolvido para entregar comidas e bebidas de forma autônoma nos cômodos de uma casa. Destaque CES 2019, feira de eletrônicos que aconteceu em Las Vegas, o dispositivo é capaz de se movimentar no ambiente para oferecer cerveja, vinho, refrigerantes e outras bebidas geladas em seus compartimentos refrigerados. A atividade da máquina é programada por um aplicativo para celular ou definida por comandos de voz do usuário.

O produto foi criado pela companhia francesa TwinsWheel. Após obter sucesso em uma campanha de financiamento coletivo, os desenvolvedores buscam empresas que possam concretizar a produção em massa e a venda global do Fresh Geoffrey. Sendo assim, não há uma data específica para comercialização. Segundo declaração do cofundador da empresa, uma unidade do robô deve custar, em média, € 1.000 (cerca de R$ 4.247, em conversão direta, sem os impostos).

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Robô programado pelo celular entrega comida e bebida em cômodos da casa — Foto: Luciana Maline/TechTudo Robô programado pelo celular entrega comida e bebida em cômodos da casa — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Robô programado pelo celular entrega comida e bebida em cômodos da casa — Foto: Luciana Maline/TechTudo

O robô tem suas rotas programadas por meio de um do aplicativo com comandos de voz para smartphones. O usuário pode, por exemplo, indicar trajetos específicos e dar o comando para que o droid saia da cozinha e leve bebidas e os alimentos até as pessoas. Em uma festa ou uma pequena reunião, por exemplo, basta abastecê-lo na cozinha para que a máquina siga a programação e sirva os convidados na sala, varanda e outros pontos da casa.

O produto conta com dois compartimentos refrigerados para garrafas de diferentes tipos de bebidas, como vinho, cerveja, espumante e refrigerante. No lado oposto, é possível adicionar um pequeno barril de cerveja que é liberada nos copos ao acionar a torneira embutida, igual às de chopeiras de bares. O usuário pode, inclusive, lavar seus copos usando o sistema com água pressurizada embutido na parte de traseira da máquina.

Compartimentos para bebidas e suportes para tijelas do robô Fresh Geoffrey — Foto: Luciana Maline/TechTudo Compartimentos para bebidas e suportes para tijelas do robô Fresh Geoffrey — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Compartimentos para bebidas e suportes para tijelas do robô Fresh Geoffrey — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Além disso, o Fresh Geoffrey conta com sistema para mapear residências e usa sensores para evitar acidentes com objetos fixos da casa e obstáculos que podem surgir durante o percurso. Também chama atenção a possibilidade de indicar atividades com comandos de voz. Dessa maneira, basta chamar o robô para que ele sirva comida e bebidas enquanto você espera no sofá.

Geladeira smart que avisa quando sua bebida está acabando é destaque na CES 2019

Geladeira smart que avisa quando sua bebida está acabando é destaque na CES 2019

MAIS DO TechTudo