Por Murilo Molina, para o TechTudo


Em janeiro a internet viralizou a hashtag #10yearchallenge, em que usuários de redes sociais postam fotos mostrando mudanças de aparência entre os anos de 2009 e 2019. Mas, e se o desafio fosse feito com algumas das maiores franquias de jogos, comparando os gráficos nos dois períodos? Os games que são atualizados anualmente, como FIFA 19, PES 2019 e Just Dance 2019, estão em constante mudança. Já outros títulos têm intervalo de tempo maior entre os lançamentos e mostram diferenças maiores. O TechTudo preparou um especial que mostra como os jogos evoluíram na última década.

FIFA

Principal jogo de futebol do momento, FIFA vivia um movimento de transição em 2009, pois havia passado por grandes mudanças quando comparado à versão do ano anterior. A grande novidade daquele ano foi a estreia do modo Ultimate Team, que hoje se tornou o grande carro chefe da franquia de futebol da EA Sports.

#10yearchallenge: confira o antes e depois das principais franquias do mundo dos games — Foto: Reprodução/Murilo Molina #10yearchallenge: confira o antes e depois das principais franquias do mundo dos games — Foto: Reprodução/Murilo Molina

#10yearchallenge: confira o antes e depois das principais franquias do mundo dos games — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Dez anos depois, pouco mudou no game em relação à jogabilidade ou modos disponíveis para jogar. Apesar de gráficos mais bonitos e melhorias graduais nos controles dos jogadores o título mais atual, FIFA 19, é bastante similar ao jogo da temporada de 2009.

GTA

Em 2009, o clássico GTA IV ainda era novidade para os donos do PS3, Xbox 360 e PC. Considerado um dos melhores da série até hoje, o game fez sucesso na época do lançamento graças ao enorme mapa, missões memoráveis e diversas atividades que eram novidade para a franquia.

GTA ganhou uma versão nova no período de 10 anos — Foto: Reprodução/Murilo Molina GTA ganhou uma versão nova no período de 10 anos — Foto: Reprodução/Murilo Molina

GTA ganhou uma versão nova no período de 10 anos — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Com mais de 100 milhões de unidades vendidas, GTA 5 continua firme e forte, e é um dos games de maior sucesso da história. Lançado originalmente em 2013, o título continua como um dos mais jogados em todas as plataformas, e conta com um modo online bastante movimentado e atualizado.

Pro Evolution Soccer

A série PES (ou Winning Eleven para os mais antigos) viveu momentos de glória nos anos 2000, e em 2009 fazia sua transição definitiva para os consoles da então nova geração (PS3 e Xbox 360). O ano marcou melhorias gráficas bastante notáveis, mas foi conturbado para aqueles que eram acostumados com a jogabilidade do game, que mudou bastante.

PES passou por momentos difíceis mas se recuperou — Foto: Reprodução/Murilo Molina PES passou por momentos difíceis mas se recuperou — Foto: Reprodução/Murilo Molina

PES passou por momentos difíceis mas se recuperou — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Depois de dividir a comunidade entre o amor e ódio com dez versões, PES 2019 é uma versão que cumpre o que promete do simulador da Konami. O problema fica por conta da falta de novidades, já que pouco foi adicionado ao jogo nos últimos lançamentos.

Call of Duty

Lançado no final de 2009, Call of Duty: Modern Warfare 2 é um dos games mais controversos da última década, graças a cenas de violência explícita que marcaram o lançamento. O modo multiplayer também foi bastante falado e é lembrado até hoje como um dos mais divertidos e influentes da história da franquia.

Call of Duty se tornou uma das maiores franquias do mundo dos games — Foto: Reprodução/Murilo Molina Call of Duty se tornou uma das maiores franquias do mundo dos games — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Call of Duty se tornou uma das maiores franquias do mundo dos games — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Em 2019, a bola da vez é Call of Duty: Black Ops 4, que tem como grande novidade a inclusão do modo Blackout, Battle Royale no melhor estilo PUBG e Fortnite. Apesar de uma década completa, os games ainda têm diversas mecânicas em comum, e seguem a fórmula de sucesso da Activision para criar uma das maiores franquias da história dos games.

Pokémon

No distante ano de 2009, os fãs de Pokémon se divertiam com o lançamento de Heart Gold e Soul Silver, remakes de Pokémon Gold e Silver. Disponíveis para o Nintendo DS, os games modernizavam diversos dos aspectos dos clássicos, como gráficos e mecânicas para facilitar a navegação por menus e mapas.

Pokémon chegou ao console de mesa da Nintendo — Foto: Reprodução/Murilo Molina Pokémon chegou ao console de mesa da Nintendo — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Pokémon chegou ao console de mesa da Nintendo — Foto: Reprodução/Murilo Molina

A franquia da Nintendo continua forte em 2019, com a chegada recente de Pokémon Let's Go, primeira versão da série principal lançada para um console de mesa (ou híbrido, o Nintendo Switch). O game funciona como um remake de Yellow, e conta com funções de conectividade com Pokémon GO.

Counter-Strike

Fenômeno das lan houses nos anos 2000, Counter-Strike chegou a 2009 com Source como lançamento mais recente, mas já passava por um período de baixa popularidade depois do estouro do começo da década. O game da Valve perdeu espaço para nomes como Call of Duty e Battlefield, que estavam em alta na época.

Counter-Strike abandonou as lan houses e se tornou fenômeno dos eSports — Foto: Reprodução/Murilo Molina Counter-Strike abandonou as lan houses e se tornou fenômeno dos eSports — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Counter-Strike abandonou as lan houses e se tornou fenômeno dos eSports — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Após o lançamento em 2012 de Counter-Strike: Global Offensive, o jogo de tiro está entre as principais modalidades de esports do mundo, com um cenário competitivo movimentado e eventos com premiações milionárias. recentemente o jogo se tornou gratuito no Steam, e ainda ganhou um novo modo Battle Royale.

Assassin's Creed

Considerado até hoje um dos melhores da série da Ubisoft, Assassin's Creed 2 chegou aos consoles e PCs no final de 2009, e refinou a fórmula do primeiro game, que impressionava por seus cenários abertos recheados de elementos e enredo complexo e envolvente.

2009 e 2019 marcam duas das melhores versões do game da Ubisoft — Foto: Reprodução/Murilo Molina 2009 e 2019 marcam duas das melhores versões do game da Ubisoft — Foto: Reprodução/Murilo Molina

2009 e 2019 marcam duas das melhores versões do game da Ubisoft — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Dez anos depois, após alguns períodos de instabilidade, Assassin's Creed está de volta ao topo, com o lançamento recente de Assassin's Creed Odyssey, que está entre os melhores jogos da franquia. Com ambientação na Grécia Antiga, o game abusa de referências históricas para contar uma história profunda e cheia de mistérios.

Battlefield

No ano de 2009, Battlefield era bem representado por Bad Company, que teve como principal destaque a campanha com enredo mais marcante, que tinha protagonistas com mais carisma e ligação com os jogadores. O multiplayer também era parte importante do game, e deixou saudades nos fãs da franquia.

Battlefield continua em alta nos consoles e PCs — Foto: Reprodução/Murilo Molina Battlefield continua em alta nos consoles e PCs — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Battlefield continua em alta nos consoles e PCs — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Battlefield V, lançado no final de 2018, é a versão mais recente do jogo de tiro da Electronic Arts, e segue os passos do seu antecessor, Battlefield 1, para criar uma experiência bastante envolvente, tanto em suas missões como nas massivas partidas online.

Just Dance

O revolucionário jogo de dança da Ubisoft chegou ao Nintendo Wii e impressionou pela capacidade de ler os movimentos dos jogadores com o uso do controle do console, o WiiMote. A lista de faixas também era bastante relevante, com artistas como Lady Gaga, Elvis Presley e Katy Perry.

Franquia de dança da Ubisoft pouco mudou em 10 anos — Foto: Reprodução/Murilo Molina Franquia de dança da Ubisoft pouco mudou em 10 anos — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Franquia de dança da Ubisoft pouco mudou em 10 anos — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Uma década se passou, e Just Dance ainda está no mercado, agora com versões anuais. Entre as novidades está o modo online, possibilidade de usar smartphones como controles de movimento e o suporte a sensores mais avançados como o Kinect. Entre os artistas presentes na versão de 2019 estão Britney Spears, Maroon 5 e Dua Lipa, com coreografias em um estilo bem similar ao visto no game de 2009.

Need for Speed

O ano de 2009 marcou a chegada de Need for Speed: Shift, que tinha como objetivo abandonar o lado arcade do jogo de corrida da Eletronic Arts e apostar em uma jogabilidade mais seria e voltada para a simulação, como em Gran Turismo e Forza. Os resultados não foram excelentes, já que o game perdeu bastante acessibilidade, uma das marcas da franquia.

Need for Speed perdeu popularidade na última década — Foto: Reprodução/Murilo Molina Need for Speed perdeu popularidade na última década — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Need for Speed perdeu popularidade na última década — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Need for Speed: Payback é a versão mais recente do game, que passa por um período complicado após lançamentos que não caíram na graça dos fãs. O jogo tem personagens selecionáveis, e aposta em uma espécie de história para dar ritmo às corridas, que continuam extremamente velozes e competitivas, com carros das maiores montadoras do mundo.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Mais do TechTudo