Por Filipe Garrett, para o TechTudo


O IBM Q System One é o primeiro computador quântico para uso comercial e científico no mundo, apresentado pela IBM durante a CES 2019. Com 20 qubits, o dispositivo não tem o mesmo poder de processamento dos modelos mais rápidos, mas compensa as especificações mais modestas com foco no custo-benefício e na estabilidade.

Embora o uso comercial seja destacado pela IBM, é preciso relativizar a ideia, já que o Q System One não será vendido como um produto, mas como um serviço. Quem quiser aproveitar as capacidades da computação quântica terá que alugar a plataforma, que funciona por meio da nuvem. Essa é a forma que a IBM costuma oferecer acesso a seus outros sistemas quânticos em operação.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Q System One tem design mais próximo a de um produto do que a de um experimento de laboratório — Foto: Divulgação/IBM Q System One tem design mais próximo a de um produto do que a de um experimento de laboratório — Foto: Divulgação/IBM

Q System One tem design mais próximo a de um produto do que a de um experimento de laboratório — Foto: Divulgação/IBM

No entanto, o que dá ao Q System One o título “primeiro computador quântico completamente integrado para uso comercial” é o fato de que seu design se assemelha mais aos modelos tradicionais. Construído para ser estável, o produto busca simplificar as demandas da computação quântica, fugindo da alta complexidade desse tipo de tecnologia, propensa a falhas e erros se sofrerem pequenas perturbações de temperatura e vibração.

Essas características fazem com que o Q System One tenha uma aparência de mainframe convencional, aqueles computadores de grande porte. Assim, é mais fácil mantê-lo em operação do que os outros computadores quânticos da IBM, mais experimentais e propensos a períodos de manutenção prolongados.

Além de apresentar o novo computador, a IBM revelou que já tem clientes para experimentar a máquina: o CERN, instituto europeu responsável pelo Grande Colisor de Hádrons, e a petroleira ExxonMobil.

Como saber se um PC ou notebook é bom? Veja dicas no Fórum do TechTudo

MAIS DO TechTudo