Por Paulo Alves, para o TechTudo


O iPhone 6S foi lançado no país anos atrás, em novembro de 2015, mas segue atraindo a atenção de consumidores brasileiros: o celular da Apple esteve entre os mais buscados do país em 2018, segundo levantamento feito pelo Buscapé a pedido do TechTudo. O preço tende a ser um dos principais motivos: a etiqueta original mencionava R$ 3.999, mas atualmente o smartphone é encontrado na casa de R$ 2.100, a depender da oferta do dia.

Entre os atrativos do iPhone 6S estão o sistema atualizado e a construção com materiais de boa qualidade. São quatro cores: prata, cinza, rosa e dourado. Nas linhas a seguir, descubra prós e contras do aparelho.

iPhone 6S: saiba tudo sobre o smartphone em 90 segundos

iPhone 6S: saiba tudo sobre o smartphone em 90 segundos

PONTOS POSITIVOS

1. Tamanho compacto

Para quem tem mãos pequenas ou quer apenas guardar o telefone confortavelmente no bolso, o iPhone 6S é uma excelente opção, visto que naquela época a fabricante ainda não havia embarcado na moda dos smartphones gigantes.

Ele é menor que aparelhos mais recentes, como o iPhone X e o iPhone XS. Mesmo com uma capa, o telefone não costuma causar desconforto em relação à ergonomia, mesmo após horas de uso.

O iPhone 6S tem as seguintes dimensões: 138,3 x 67,1 x 7,1 mm.

2. Tela de alta densidade de pixels

Apesar de não oferecer alta resolução, o display de 4,7 polegadas e painel IPS LCD tem densidade de pixels de 326 ppi, suficiente para não exibir imperfeições ao redor de ícones ou de textos. Além disso, a tela Retina conta com a tecnologia 3D Touch, que permite acessar opções no sistema por meio de um toque com maior força. A mesma tecnologia não está presente no iPhone XR, de 2018.

iPhone 6S tem tamanho compacto — Foto: Lucas Mendes / TechTudo iPhone 6S tem tamanho compacto — Foto: Lucas Mendes / TechTudo

iPhone 6S tem tamanho compacto — Foto: Lucas Mendes / TechTudo

3. iOS 12

Apesar de ter sido lançado há mais de três anos, o iPhone 6S é compatível com o mesmo iOS 12 presente nos modelos mais recentes da Apple. Isso significa que praticamente qualquer recurso do software e qualquer programa na App Store funcionam no telefone, com exceção dos recursos que exigem o sensor biométrico TrueDepth encontrado no iPhone X, iPhone XS, iPhone XR e iPhone XS Max.

O novo iOS é especialmente interessante para donos de iPhone 6S porque traz melhorias que deixam aparelhos antigos mais rápidos.

4. Entrada para fone de ouvido

O iPhone 6S e sua edição Plus foram a última geração da Apple a contar com entrada dedicada para fones de ouvido. Desde o iPhone 7, os celulares da marca aceitam apenas fones com porta Lightning ou com transmissão por Bluetooth. Dessa maneira, optar por um modelo mais antigo pode ser uma vantagem se você deseja aproveitar um par de fones com fio que você já tem sem precisar de um adaptador.

5. Apple Pay

O iPhone 6S é compatível com a carteira virtual da Apple, chamada de Apple Pay. Ela permite fazer pagamentos em terminais (as famosas maquininhas) que aceitem NFC. Mesmo com um modelo mais antigo, o usuário tem as mesmas ferramentas e pode aproveitar para usar a versão digital de todos os cartões compatíveis com o serviço.

iPhone 6S tem entrada para fones de ouvido e é compatível com Apple Pay e  — Foto: Lucas Mendes / TechTudo iPhone 6S tem entrada para fones de ouvido e é compatível com Apple Pay e  — Foto: Lucas Mendes / TechTudo

iPhone 6S tem entrada para fones de ouvido e é compatível com Apple Pay e — Foto: Lucas Mendes / TechTudo

PONTOS NEGATIVOS

1. Sem resistência à água

O iPhone 6S foi o último celular da Apple com entrada para fones, mas também o modelo derradeiro sem proteção avançada contra danos causados por água. Enquanto o iPhone 7 e modelos mais recentes contam com certificação IP67, que mantém o aparelho seguro ao ficar até 30 minutos mergulhado em 1 metro de água, o iPhone 6S é revestido apenas com uma camada que o protege de respingos.

2. Sem entrada para cartão de memória

Nenhum iPhone oferece expansão de memória, mas isso pode ser um impeditivo maior no iPhone 6S, cujo produto mais básico tem apenas 16 GB de armazenamento. Se você pretende comprar este celular, é preciso ter em conta que o espaço para salvar arquivos pode não ser suficiente para baixar apps e usar o WhatsApp sem se preocupar.

Sendo assim, é importante optar por uma edição com pelo menos 32 GB.

3. Fotos noturnas

As câmeras do iPhone 6S contam com lentes de abertura de f/2.2, que deixa entrar pouca luz e dificulta a captura de fotos e vídeos à noite ou em locais fechados e com iluminação baixa. Como consequência, as fotografias noturnas tendem a sair com pouco nível de detalhes ao serem comparadas com os resultados obtidos por telefones mais novos. No iPhone 7, por exemplo, a abertura saltou para f/1.8 – nesta especificação, quanto menor o número, mais luz é detectada –, o que deve proporcionar resultados superiores.

Bateria do iPhone 7 dura até 2 horas a mais do que iPhone 6S, segundo Apple — Foto: Thássius Veloso / TechTudo Bateria do iPhone 7 dura até 2 horas a mais do que iPhone 6S, segundo Apple — Foto: Thássius Veloso / TechTudo

Bateria do iPhone 7 dura até 2 horas a mais do que iPhone 6S, segundo Apple — Foto: Thássius Veloso / TechTudo

4. Design ultrapassado

Mesmo que o iPhone 6S tenha um visual parecido com o do iPhone 8, o design já não é considerado moderno. A partir de 2018, todos os modelos lançados pela Apple contam com o padrão iniciado pelo iPhone X e presente em quase toda a indústria: tela alongada e finas bordas ao redor.

Ao adquirir o iPhone 6S, é importante ter em mente que o smartphone já sai da caixa com uma aparência datada.

Ficha técnica do iPhone 6S

  • Tela: 4,7 polegadas
  • Resolução da tela: 1334 x 750 pixels
  • Processador: Apple A9
  • Armazenamento: 16 GB, 32 GB, 64 GB e 128 GB
  • Cartão de memória: Não
  • Câmera traseira: 12 MP
  • Câmera frontal: 5 MP
  • Sistema operacional: iOS 12
  • Dimensões e peso: 138,3 x 67,1 x 7,1 mm; 143 g
  • Cores: cinza, prata, dourado e rosa

Via Apple

Relembre os celulares que marcaram 2018

Relembre os celulares que marcaram 2018

Mais do TechTudo