Por Paulo Alves, para o TechTudo


As LG OLED Z9, W9, E9 e C9 são as novas TVs 8K da fabricante para 2019, contando ainda com funções de inteligência artificial. Além desses modelos, a linha NanoCell TV, com display LCD, também foi anunciada pela marca. Os produtos contam com chip Alpha9 de segunda geração e imagens suaves, oferecendo frequência de 120 fps.

Os lançamentos serão exibidos no estande da LG na CES 2019, feira de eletrônicos que ocorre em Las Vegas, nos EUA, a partir de 8 de janeiro. A fabricante ainda não divulgou preços nem previsão de chegada dos televisores ao mercado.

Nova linha de TV LG usa inteligência artificial para melhorar imagem — Foto: Divulgação/LG Nova linha de TV LG usa inteligência artificial para melhorar imagem — Foto: Divulgação/LG

Nova linha de TV LG usa inteligência artificial para melhorar imagem — Foto: Divulgação/LG

Inteligência artificial

O carro-chefe das novas TVs é a inteligência artificial ThinQ AI da LG. Segundo a empresa, a tecnologia pode tirar proveito do novo chip Alpha9 para reconhecer as condições de luz do ambiente e ajustar brilho, cor, entre outros atributos da imagem, além de obter melhor qualidade final de reprodução. Para isso, o algoritmo de deep learning foi aprimorado para considerar não só os dados do local, mas também como o olho humano se comporta ao receber as informações emitidas pela tela, por exemplo.

Como ainda não há conteúdo em 8K disponível no mercado, as novas TVs da LG farão, na verdade, upscalling de imagens em 4K. O processo também usa inteligência artificial, garantindo menor ruído derivado do redimensionamento do vídeo.

Os modelos também serão equipados com assistentes pessoais, como Google Assistente e Alexa, da Amazon. Além disso, as TVs poderão se conectar a outros dispositivos inteligentes da residência, funcionando como uma central de controle que aceita comandos de voz.

TVs LG de 2019 virão equipadas com Google Assistente — Foto: Divulgação/LG TVs LG de 2019 virão equipadas com Google Assistente — Foto: Divulgação/LG

TVs LG de 2019 virão equipadas com Google Assistente — Foto: Divulgação/LG

Modelos, tamanhos e tecnologias

A linha de TVs OLED da LG chega com os modelos Z9, W9, E9 e C9, trazendo imagens em 8K de até 88 polegadas. Além do alto contraste proporcionado pelo tipo de painel, os televisores são compatíveis com o padrão de HDR Dolby Vision para enriquecer ainda mais as cores das cenas.

A antiga família SM9X e SM8X de TVs LG LCD mudará de nome para NanoCell TV, uma forma de destacar a tecnologia de composição de imagem utilizada pela fabricante. A promessa é de cores aprimoradas e bordas finas ao redor do display, que pode ir até 75 polegadas, causando sensação de imersão.

Ambas as linhas da LG vão contar com portas HDMI 2.1, que suportam alta taxa de transmissão de imagem, a 120 Hz, além de eARC para obter melhores resultados de som, com qualidade de home theater. As TVs também são compatíveis com tecnologias de taxa de atualização variável e modo de baixa latência, o que favorece o uso em longas sessões de jogatina.

Via LG

Qual a melhor TV 4K? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo