Por Paulo Alves, para o TechTudo


O Mijia Laser Projector 4K é o novo projetor da Xiaomi, que gera imagens de até 150 polegadas com 3840 x 2160 pixels de resolução. Ao contrário de modelos convencionais, o aparelho usa laser para projetar, o que permite exibir vídeos até quando o ambiente está iluminado. Segundo o fabricante, é possível obter um contraste razoável de 3.000:1 mesmo sem estar em uma sala totalmente escura. A tecnologia também permite criar projeções de grandes proporções a uma distância curta da parede.

Lançado nesta semana na China, o Mijia Laser Projector 4K está em pré-venda por 9.999 yuans, o equivalente a cerca de R$ 5.500. Não há previsão de lançamento do produto no Brasil.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Projetor Xiaomi Mijia Laser Projector 4K usa laser para gerar imagens — Foto: Divulgação/Xiaomi Projetor Xiaomi Mijia Laser Projector 4K usa laser para gerar imagens — Foto: Divulgação/Xiaomi

Projetor Xiaomi Mijia Laser Projector 4K usa laser para gerar imagens — Foto: Divulgação/Xiaomi

Projetores a laser não chegam a ser novidade, mas têm ganhado mais importância ao longo dos últimos anos. Aparelhos do tipo podem emitir imagens em ângulos mais fechados em relação à superfície, gerando telas virtuais maiores em comparação com aparelhos rivais que usam lâmpadas. O modelo convencional BenQ TK800, por exemplo, oferece maior contraste, de 10.000:1, mas se limita a projeções de 100 polegadas em 4K.

O projetor da Xiaomi também roda o sistema MIUI TV e suporta HDR10, tecnologia que aumenta o alcance dinâmico da imagem. Na prática, o recurso melhora ainda mais as cores e o contraste dos vídeos, desde que a fonte do conteúdo seja compatível com o formato.

Xiaomi Mijia Laser Projector 4K tem alto-falante embutido e controle com comandos de voz — Foto: Divulgação/Xiaomi Xiaomi Mijia Laser Projector 4K tem alto-falante embutido e controle com comandos de voz — Foto: Divulgação/Xiaomi

Xiaomi Mijia Laser Projector 4K tem alto-falante embutido e controle com comandos de voz — Foto: Divulgação/Xiaomi

O aparelho não requer caixa externa para emitir som, pois conta com alto-falantes embutidos. Em termos de conectividade, tem três portas HDMI, uma porta USB e entradas para áudio e Ethernet (Internet a cabo). O dispositivo acompanha ainda um controle remoto que aceita comandos de voz.

Mijia Photo Printer

Junto com o Mijia Projector, a Xiaomi apresentou o Mijia Photo Printer, uma impressora de mesa para fotos. O equipamento pode revelar fotos de até 6 polegadas com resolução de 300 dpi usando sublimação térmica, como a Selphy CP1000, da Canon. No processo de impressão, o aparelho aplica uma camada plástica protetora sobre as imagens para preservar as cores por mais tempo e evitar danos por contato com água. O modelo é controlado via smartphone por meio de app próprio ou do WeChat, mensageiro muito popular na China.

Mijia Photo Printer imprime fotos de 6 polegadas enviadas pelo celular — Foto: Divulgação/Xiaomi Mijia Photo Printer imprime fotos de 6 polegadas enviadas pelo celular — Foto: Divulgação/Xiaomi

Mijia Photo Printer imprime fotos de 6 polegadas enviadas pelo celular — Foto: Divulgação/Xiaomi

A Mijia Photo Printer chega ao mercado asiático por 499 yuans, aproximadamente R$ 275, em conversão direta. Não há previsão de lançamento da impressora no mercado brasileiro.

Mais do TechTudo