Celulares

Por Filipe Garrett, para o TechTudo

Moto G6 Play vs Galaxy J7 Pro: descubra ficha técnica e preço Moto G6 Play vs Galaxy J7 Pro: descubra ficha técnica e preço
Arte/TechTudo

O Galaxy J7 Pro e Moto G6 Play estão entre os celulares mais buscados pelos brasileiros ao longo de 2018. Os smartphones da Samsung e da Motorola se destacam não apenas pelo preço baixo, entre R$ 899 e R$ 1.299, mas, também, pelas fichas técnicas intermediárias, que trazem processador octa-core e câmera de 13 megapixels. Além disso, o Moto G6 Play chama a atenção pela bateria de 4.000 mAh, que, segundo a fabricante, dura um dia inteiro. Saiba semelhanças e diferenças entre os aparelhos.

Motorola Moto G6 Play vs. Samsung Galaxy J7 Pro

Especificações Moto G6 Play Galaxy J7 Pro
Lançamento Abril de 2018 Outubro de 2017
Preço de lançamento R$ 1.099 R$ 1.699
Preço atual cerca de R$ 899 cerca de R$ 1.299
Tela 5,7 polegadas 5,5 polegadas
Resolução de tela HD+ (1440 x 720 pixels) Full HD (1920 x 1080 pixels)
Processador Snapdragon 430 (octa-core de até 1,4 GHz) Exynos 7870 (octa-core de até 1,6 GHz)
Memória RAM 3 GB 3 GB
Armazenamento 32 GB 64 GB
Cartão de memória microSD até 256 GB microSD até 256 GB
Câmera traseira 13 megapixels 13 megapixels
Câmera frontal 8 megapixels 13 megapixels
Sistema operacional Android 8 (Oreo) Android 8 (Oreo)
Bateria 4.000 mAh 3.600 mAh
Dimensões e peso 154,4 x 72,2 x 8,9 mm; 173 gramas 152,5 x 74,8 x 8 mm; 181 gramas
Cores índigo e dourado preto, azul e dourado

Tela e design

O Galaxy J7 Pro é um telefone com design tradicional, com botões na parte frontal e bordas espessas ao redor da tela, assim como o Galaxy S7. O celular da Samsung tem display de 5,5 polegadas com resolução Full HD (1920 x 1080 pixels), o que deve render imagens de boa qualidade.

O Moto G6 Play, por sua vez, segue a tendência da tela com bordas finas, com display de 5,7 polegadas. A resolução, porém, é HD + (1440 x 720 pixels), especificação inferior ao celular da Samsung.

O Moto G6 Play é vendido em índigo (espécie de azul num tom mais escuro) e dourado, enquanto o Galaxy J7 Pro tem versões em preto, azul e dourado.

Galaxy J7 Pro tem botões físicos e leitor de impressões digitais estão na frontal — Foto: Helito Bijora/TechTudo Galaxy J7 Pro tem botões físicos e leitor de impressões digitais estão na frontal — Foto: Helito Bijora/TechTudo

Câmeras

Os dois celulares trazem semelhanças quando se trata das câmeras, com sensores de 13 megapixels. A vantagem, porém, fica para o Galaxy J7 Pro graças à abertura da lente (f/1.7), o que deve entregar resultados melhores que o Moto G6 Play (f/2.0) em ambientes com pouca luz.

O Galaxy J7 Pro pode sair na frente, também, quanto às selfies. A câmera frontal tem resolução de 13 megapixels (f/1.9), frente ao sensor de 8 megapixels (f/2.2) do Moto G6 Play.

Moto G6 Play: câmera tem 13 megapixels — Foto: Thássius Veloso/TechTudo Moto G6 Play: câmera tem 13 megapixels — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Moto G6 Play: câmera tem 13 megapixels — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Desempenho

O Galaxy J7 Pro possui ficha técnica intermediária, com o processador Exynos 7870 (octa-core de 1,6 GHz), desenvolvido pela própria Samsung. Já o Moto G6 Play é equipado com o Snapdragon 430 (octa-core de 1,4 GHz), da Qualcomm.

A memória RAM é de 3 GB em ambos os casos. A expectativa é de que ambos os celulares apresentem bom desempenho em atividades do dia a dia.

Com relação ao armazenamento, o Moto G6 Play tem 32 GB para dados. O Galaxy J7 Pro, por outro lado, pode ser uma boa opção para quem guardar mais fotos, músicas, vídeos, entre outros tipos de arquivos, já que utiliza memória interna de 64 GB.

Os dois celulares são compatíveis com cartão microSD.

Galaxy J7 Pro: ficha técnica é composta por processador octa-core e memória RAM de 3 GB — Foto: Helito Bijora/TechTudo Galaxy J7 Pro: ficha técnica é composta por processador octa-core e memória RAM de 3 GB — Foto: Helito Bijora/TechTudo

Android e recursos próprios

Tanto o Moto G6 Play quanto o Galaxy J7 Pro rodam Android 8 (Oreo) disponível. O celular da Motorola, porém, sai na frente: a empresa garante que ele vai receber atualização para o Android 9 (Pie). As demais semelhanças ficam pelo leitor de impressões digitais, presente nos dois smartphones.

O celular da Samsung chama a atenção pelas modificações no Android. O Galaxy J7 Pro tem suporte a recursos exclusivos da marca, como a Pasta Segura, Dual Messenger e Samsung Pay, por exemplo. Já o Moto G6 Play oferece recursos tradicionais da fabricante, como o Moto Tela e a Tela Alerta.

Moto G6: conheça a ficha técnica e preço dos modelos no Brasil

Bateria

Um dos principais destaques do Moto G6 Play é a bateria generosa, com capacidade de 4.000 mAh. Segundo a Motorola, o celular é capaz de ficar o dia inteiro longe da tomada.

O Galaxy J7 Pro também não faz feio. A bateria é de 3.600 mAh, com autonomia de 15 horas caso esteja conectado a uma rede 4G, de acordo com a fabricante.

Galaxy J7 Pro: autonomia é de 15 horas com uso de internet 4G, segundo Samsung — Foto: Helito Bijora/TechTudo Galaxy J7 Pro: autonomia é de 15 horas com uso de internet 4G, segundo Samsung — Foto: Helito Bijora/TechTudo

Preços

O Galaxy J7 Pro foi lançado em outubro de 2017 por R$ 1.699. Atualmente, o smartphone da Samsung é encontrado por volta de R$ 1.299, a depender da oferta do dia.

O Moto G6 Play é mais recente, de abril de 2018. Lançado por R$ 1.099, o telefone está disponível por cerca de R$ 899 no comércio eletrônico.

Relembre os celulares que marcaram 2018