Segurança

Por Mirella Stivani, Para o TechTudo


O GB Instagram é uma versão modificada da rede social, que roda exclusivamente em Android, e oferece funções extras como baixar fotos e vídeos de contas. Apesar de fazer sucesso entre os usuários, o aplicativo não está disponível oficialmente na Play Store, apenas para download em formato APK, o que pode trazer riscos para quem baixar.

É importante ressaltar que usar o código-fonte do Instagram sem autorização, além de ser ilegal, pode trazer perigos de segurança ao usuário. Ao dar acesso a softwares de origem desconhecida, o celular corre risco de ser infectado por programas maliciosos. O usuário também pode ser expulso do Instagram por violação dos direitos de uso, ou perder acesso à conta por roubo de credenciais. Tire suas dúvidas sobre o GB Instagram e decida se vala pena instalar o app no seu celular.

GB Instagram é versão não-oficial da rede social e pode trazer riscos ao usuário — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo GB Instagram é versão não-oficial da rede social e pode trazer riscos ao usuário — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

GB Instagram é versão não-oficial da rede social e pode trazer riscos ao usuário — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é GB Instagram?

O GB Instagram é um programa idêntico ao Instagram no quesito interface, justamente por ter sido elaborado a partir do código-fonte do app original. Além de trazer os recursos já existentes na rede social, o GB Instagram também oferece outras ferramentas exclusivas com o objetivo de atrair novos usuários à plataforma.

Por exemplo, o "programa clone" permite salvar fotos ou stories diretamente no celular, sem precisar recorrer a sites ou apps de terceiros. Ele também tem a função de "repost", que é o compartilhamento de publicações de outros perfis diretamente no próprio feed. Entretanto, para instalar o GB Instagram no dispositivo e ter acesso às funcionalidades, é necessário desativar a proteção do Android, já que o sistema bloqueia, por padrão, o download de arquivos APK. A proibição do Google se dá para evitar a infecção acidental do smartphone por vírus ou outros programas maliciosos.

Com o GB Instagram é possível fazer o download dos Stories sem precisar de um outro aplicativo — Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo Com o GB Instagram é possível fazer o download dos Stories sem precisar de um outro aplicativo — Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo

Com o GB Instagram é possível fazer o download dos Stories sem precisar de um outro aplicativo — Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo

Usuários podem ser seduzidos pelo APK devido à possibilidade de fazer, em apenas um aplicativo, diversas atividades da rede social. Entretanto, vale lembrar que há muitos serviços online que realizam funções ausentes no Instagram e que não requerem login, o que garante maior segurança às credenciais do usuário na rede social. Entre as principais funções oferecidas pelo GB Instagram estão:

  • Tradução imediata de posts, comentários e mensagens diretas que estão em outras línguas;
  • Visualização dos stories de forma anônima;
  • Possibilidade de mudar as cores do cabeçalho da tela inicial, da barra de status e barra de navegação da rede social;
  • Facilidade em copiar textos de postagens ou comentários;
  • Indicação do perfis que seguem de volta ou não.

GB Instagram tem interface parecida com a do app oficial — Foto: Carolina Oliveira/TechTudo GB Instagram tem interface parecida com a do app oficial — Foto: Carolina Oliveira/TechTudo

GB Instagram tem interface parecida com a do app oficial — Foto: Carolina Oliveira/TechTudo

Como funciona o GB Instagram?

É possível ter as duas plataformas (oficial e APK) instaladas simultaneamente no mesmo aparelho. O login no GB Instagram funciona da mesma forma que na versão oficial no celular, aceitando o e-mail e senha cadastrados na rede social de foto ou login via Facebook. Um dos perigos do GB Instagram é justamente a obtenção de credenciais da plataforma — não há quaisquer informações sobre como os dados cedidos por usuários são protegidos ou armazenados pelos desenvolvedores.

A postagem de fotos, vídeos e stories do GB Instagram também é feita como de costume pelo app original, uma vez que a interface é parecida. Os outros perfis podem dar likes, deixar comentários e enviar mensagens privadas normalmente.

O download do GB Instagram não está disponível no Google Play — Foto: Reprodução/Mirella Stivani O download do GB Instagram não está disponível no Google Play — Foto: Reprodução/Mirella Stivani

O download do GB Instagram não está disponível no Google Play — Foto: Reprodução/Mirella Stivani

Quais são os riscos de usar GB Instagram?

Por ser um aplicativo modificado, o Google não permite que o GB Instagram seja disponibilizado para download em sua loja oficial. Portanto, o app é, na verdade, uma APK não-oficial. O processo de instalação pode ser uma porta de entrada de vírus ou malwares pois, sem a supervisão do Google, não existem garantias que a plataforma é segura.

Os desenvolvedores do GB Instagram garantem que não existe risco de o usuário ser banido do Instagram, mas o uso de uma APK não-oficial fere as diretrizes do aplicativo original. Portanto, nada impede que o usuário tenha sua conta bloqueada ou banida permanentemente da rede social devido ao uso de apps modificados.

GB Instagram deve ser atualizado manualmente pelo usuário, o que aumenta riscos de segurança — Foto: Aline Batista/TechTudo GB Instagram deve ser atualizado manualmente pelo usuário, o que aumenta riscos de segurança — Foto: Aline Batista/TechTudo

GB Instagram deve ser atualizado manualmente pelo usuário, o que aumenta riscos de segurança — Foto: Aline Batista/TechTudo

Várias páginas na Internet oferecem links para baixar o GB Instagram. Tanto os sites quanto os endereços são de procedência suspeita, o que aumenta as chances de instalar programas maliciosos no dispositivo.

O GB Instagram foi desenvolvido pela mesma equipe por trás do GB WhatsApp, de forma que o download supostamente "oficial" de ambos está hospedado em um site árabe e não se sabe exatamente a identidade de quem coordena o funcionamento dos APKs. Além disso, o GB Instagram oferece um risco duplo já que, ao escolher a opção "Login com Facebook", o usuário cede os dados de acesso de duas redes sociais diferentes de uma só vez.

Como recuperar a senha do Instagram? Discuta no Fórum do TechTudo.

Como saber se um perfil no Instagram é fake

Como saber se um perfil no Instagram é fake

Mais do TechTudo