Celulares

Por Paulo Alves, para o TechTudo


O Zenfone 4 Selfie é um celular da Asus de ficha técnica intermediária que conta com câmera frontal dupla de 20 + 8 megapixels. Um dos destaques da linha Zenfone 4, o aparelho teve lançamento no Brasil em 2017 por preços a partir de R$ 1.199. Um ano depois, ele é encontrado na faixa de R$ 1.300 no comércio virtual pela edição mais básica, tornando-se um dos mais vendidos na loja online do Walmart.

O telefone está disponível com quantidades variadas de memória RAM e armazenamento, além de quatro cores: preto, dourado, rosa e verde. O dispositivo saiu de fábrica com Android 7 (Nougat), mas já foi atualizado para Android 8 (Oreo) e interface ZenUI 5. Conheça a seguir as principais características do smartphone e saiba se ainda vale a pena comprar.

Zenfone 4 Selfie: smartphone de 2017 traz câmera dupla frontal de 20 MP e 8 MP — Foto: Divulgação/Asus

PONTOS POSITIVOS

1. Câmera frontal dupla

O principal atrativo do Zenfone 4 Selfie, como o nome do aparelho indica, é o conjunto fotográfico para selfies. O celular é um dos mais baratos do mercado com dois sensores frontais, com 20 megapixels e 8 megapixels. Além de conseguir tirar fotos com boa resolução, o telefone da Asus aproveita as lentes com diferentes distâncias focais para capturar profundidade de campo e aplicar efeito de desfoque no fundo. O recurso é similar ao popular modo retrato da Apple, porém com menor eficácia. Ainda assim, o truque pode agradar em fotos casuais para redes sociais.

Além disso, a câmera de 8 megapixels utiliza lente grande-angular, que permite capturar fotos mais abertas, ideais para selfies em grupo. O usuário pode escolher o tipo de alcance lateral da imagem na hora de fotografar, alternando entre as lentes manualmente.

Zenfone 4 Selfie tem lente grande-angular para fotos mais abertas — Foto: Divulgação/Asus

2. Armazenamento de 64 GB

A versão mais avançada do Zenfone 4 Selfie pode oferecer um bom custo-benefício se você busca um celular com memória farta. O aparelho tem opção com memória RAM de 4 GB de RAM e armazenamento de 64 GB, o que deve ser suficiente para abrir vários apps sem engasgar e guardar toda a mídia do WhatsApp.

3. Conectividade

Uma das vantagens de celulares fabricados há mais tempo é a oferta ampla de portas. No Zenfone 4 Selfie, o usuário poderá conectar fone de ouvido analógico normalmente por meio da entrada P2, que vem sendo abandonada aos poucos pela indústria. Além disso, o smartphone conta com bandeja tripla para chips e cartão microSD. Dessa maneira, é possível utilizar a função dual c sem deixar de lado a expansão de memória.

Zenfone 4 Selfie tem slot triplo para chips e microSD — Foto: Divulgação/Asus

PONTOS NEGATIVOS

1. Resolução da tela

A tela IPS LCD de 5,5 polegadas do Zenfone 4 Selfie traz resolução apenas HD (1280 x 720 pixels), que limita a qualidade da imagem que pode ser reproduzida em vídeos do Netflix, YouTube e outros apps. Essa característica pode passar despercebida para boa parte usuários, mas olhos mais atentos podem chegar a ver cantos pixelados em ícones e, especialmente, em textos.

Vale lembrar, no entanto, que painéis HD não são exclusividade do Zenfone nessa faixa de preço. O Galaxy J8, lançado em 2018, tem display com essa definição em uma área de 6 polegadas, reduzindo ainda mais a densidade de pixels.

Zenfone 4 Selfie tem tela HD com muitas bordas — Foto: Divulgação/Asus

2. Design defasado

Em 2018, celulares intermediários começaram a mudar o visual para acompanhar a tendência de telas com menos bordas, deixando aparelhos como o Zenfone 4 Selfie para trás. O smartphone deixa espaço de sobra ao redor do display. A geração mais recente Zenfone 5 tem tela com notch que ocupa uma porção considerável da parte da frente, removendo também o clássico botão físico.

3. Software problemático

O sistema da Asus que roda junto com o Android é um dos pontos frequentemente criticados nos Zenfones. No Zenfone 4, a fabricante implementou melhorias importantes, eliminando apps desnecessários e deixando a interface mais limpa. No entanto, alguns bugs permanecem. É comum ver erros de tradução em certas funções do celular, além de problemas de estabilidade e consumo excessivo de memória. Vale lembrar que o Google Assistente travou em diversos momentos durante a análise do Zenfone 5.

O Zenfone 4 Selfie foi anunciado com Android 7 (Nougat) e recebeu atualização para Android 8 (Oreo). Ainda não se sabe se a Asus liberará o Android 9 (Pie) para ele.

ZenUI tem muitas funções, mas pode apresentar bugs — Foto: Divulgação/Asus

Ficha técnica do Zenfone 4 Selfie

  • Tamanho da tela: 5,5 polegadas (formato 16:9)
  • Resolução da tela: HD (1280 x 720 pixels)
  • Câmera frontal (selfie): 20 MP (f/2.0) + 8 MP (grande-angular)
  • Câmera traseira: 16 MP
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 430 (8 núcleos de até 1,4 GHz)
  • Memória RAM: 3 GB ou 4 GB
  • Armazenamento (memória interna): 32 GB ou 64 GB
  • Dual chip: Sim
  • Cartão microSD: microSD até 2 TB
  • Capacidade da bateria: 3.000 mAh
  • Dimensões e peso: 155,6 x 75,9 x 7,8 mm; 144 gramas
  • Cores: Preto, dourado, rosa e verde menta

Via Asus

Relembre os celulares que marcaram 2018

Relembre os celulares que marcaram 2018

Mais do TechTudo