Por Paulo Alves, para o TechTudo


A Samsung revelou um novo modelo de sensor de imagem com tamanho reduzido e alta capacidade. O componente chamado de ISOCELL Slim 3T2 tira fotos de 20 megapixels de resolução e mede apenas 5,1 mm de diagonal – o menor da indústria, segundo a fabricante. A proposta é embutir o dispositivo especialmente celulares com display em quase toda a parte frontal, sejam modelos com notch ou com câmera dentro da tela.

O sensor fotográfico será produzido em massa ainda no primeiro trimestre de 2019. Em seguida, a expectativa é de que apareça em novos celulares da empresa. Ainda não se sabe se o componente aparecerá em smartphones comercializados no Brasil.

Samsung lança sensor para smartphones com câmera dentro da tela — Foto: Divulgação/Samsung Samsung lança sensor para smartphones com câmera dentro da tela — Foto: Divulgação/Samsung

Samsung lança sensor para smartphones com câmera dentro da tela — Foto: Divulgação/Samsung

Aplicado na câmera de selfies, o sensor ocupa pouco espaço quando vem integrado à tela e reduz distrações em vídeos em tela cheia. Ainda assim, a Samsung garante que a qualidade das foto e vídeos não é deixada de lado.

De acordo com a fabricante, o sensor de 20 MP oferece fotos de alta qualidade graças à tecnologia Tetracell, que reduz os pixels a 0,8 micrômetros e, ao mesmo tempo, aumenta a capacidade de captar luz. Com esse recurso, o componente seria capaz de trabalhar com iluminação similar a sensores de 5 MP, porém incrementando o nível de detalhes da imagem.

Novo sensor ISOCELL Slim 3T2 tem 20 milhões de pixels de 0,8 micrômetros — Foto: Divulgação/Samsung Novo sensor ISOCELL Slim 3T2 tem 20 milhões de pixels de 0,8 micrômetros — Foto: Divulgação/Samsung

Novo sensor ISOCELL Slim 3T2 tem 20 milhões de pixels de 0,8 micrômetros — Foto: Divulgação/Samsung

O ISOCELL Slim 3T2 também poderá ser usado na traseira de smartphones, em conjuntos de câmera tripla. Nessa configuração, o sensor dispensa a tecnologia Tetracell para operar como teleobjetiva. Com a mesma dimensão de uma câmera de 13 MP, ele ofereceria resolução maior mantendo a qualidade em zoom de até 10 vezes.

O sensor seria útil também para melhorar o design dos smartphones da Samsung ao reduzir o tamanho da câmera traseira e, assim, deixar os aparelhos mais finos.

Via Samsung

Galaxy A9 2018: celular da Samsung chega ao Brasil

Galaxy A9 2018: celular da Samsung chega ao Brasil

Mais do TechTudo