Celulares

Por Paulo Alves, para o TechTudo

Thássius Veloso/TechTudo

O Galaxy S8 Plus é um celular premium da Samsung, lançado no Brasil há cerca de um ano e meio. Seus trunfos passam pela tela e pelo design, que pouco ou nada mudaram em relação ao mais recente Galaxy S9 Plus. A diferença de preço entre os aparelhos, porém, pode ser grande: enquanto o modelo mais antigo é encontrado na faixa de R$ 2.400, o mais novo custa pouco menos R$ 3.500 no comércio eletrônico. Fica a dúvida: será que vale a pena trocar o smartphone de 2017? Para ajudá-lo nessa, reunimos sete bons motivos para não se desfazer do telefone.

Galaxy S8 e S8 Plus: primeiras impressões

Galaxy S8 e S8 Plus: primeiras impressões

1. Design sofisticado

O Galaxy S8 Plus tem um design sofisticado que praticamente não mudou em relação ao sucessor. Os dois têm corpo em vidro e metal com quase as mesmas medidas: o modelo de 2017 é 1,4 mm mais alto, mas chega a ser ligeiramente mais fino e estreito que a versão mais nova. O telefone também é mais leve, com 173 g contra 189 g do Galaxy S9 Plus.

Galaxy S8 Plus tem tela grande de alta qualidade e construção sofisticada — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

2. Tela Super AMOLED de alta resolução

Se o design pouco mudou, o display menos ainda. A tela do Galaxy S8 conta com as mesmas tecnologias presentes em modelos mais recentes, e segue na dianteira do mercado de smartphones ao lado dos novos iPhones. O painel Super AMOLED de 6,2 polegadas tem formato 18,5:9 e resolução Quad HD+ (1440 x 2960 pixels). Essas especificações ainda devem estar presentes em lançamentos de 2019.

3. Câmeras competentes

O Galaxy S8 Plus já não aparece nas primeiras posições do ranking do DxOMark, respeitado benchmark fotográfico independente. No entanto, suas especificações tendem a agradar à maioria dos usuários no dia a dia. Com sensor de 12 MP e abertura de lente de f/1,7, o que deve garantir bons resultados mesmo com pouca luz.

O smartphone também grava vídeos em 4K a 30 quadros por segundo, e captura selfies de 8 MP. Ainda que seja um celular lançado há mais tempo, tende a entregar melhores fotos e vídeos do que aparelhos intermediários recentes vendidos por preço similar.

Câmera do S8 Plus tende a entregar fotos de boa qualidade em qualquer cenário — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

4. Compatível com Samsung Pay

O Galaxy S8 Plus é compatível com o Samsung Pay, método de pagamento de digital que funciona em praticamente qualquer terminal. O celular vem equipado com um chip MST, que simula a tarja magnética dos cartões plásticos para liberar transações até em máquinas mais antigas, que não oferecem suporte ao NFC. Por esse motivo, o telefone Plus pode ser usado como carteira digital em mais locais do que o iPhone XS Max, já que o Apple Pay tem disponibilidade mais restrita.

5. Recarga rápida

A Samsung oferece há anos tecnologias de recarga rápida em seus principais celulares, como é o caso do Galaxy S8 Plus. Além disso, ao contrário do iPhone 8 e modelos mais recentes, o smartphone coreano permite recarregar a bateria com mais velocidade com o adaptador de tomada que vem na caixa, e não exige a compra de um carregador extra.

A bateria do telefone tem 3.500 mAh de capacidade que, segundo a fabricante, é suficiente para até 15 horas de navegação na internet via 4G.

Galaxy S8 Plus é compatível com recarga rápida sem fio ou via USB-C — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

6. Resistente à água

O celular de 2017 conta com a certificação IP68, que garante proteção aos componentes internos em caso de mergulho acidental por até 30 minutos em 1,5 m de água, ou ao entrar em contato com sujeira. O selo é o mesmo do Galaxy S9 Plus e do rival iPhone XS Max – o celular da Apple, no entanto, suporta meio metro a mais de coluna de água.

7. Receberá o Android 9 (Pie)

A Samsung lançou o Galaxy S8 Plus com Android 7 (Nougat), liberou mais tarde o Android 8 (Oreo) e irá, em breve, atualizar o celular para o mais recente Android 9 (Pie). A própria fabricante divulgou a informação no aplicativo Samsung Members: o update tem previsão de chegada para março de 2019.

O novo sistema deverá levar ao smartphone a interface One UI, que poderá surgir pela primeira vez no Galaxy S10 e, aos poucos, chegar a outros modelos. O software deverá trazer novos elementos de interface para facilitar o manuseio do aparelho com uma só mão.

Ficha técnica do Galaxy S8 Plus

  • Tamanho da tela: 6,2 polegadas
  • Resolução de tela: 2960 x 1440 pixels (Quad HD+)
  • Painel da tela: Super AMOLED
  • Câmera traseira: 12 megapixels
  • Câmera frontal: 8 megapixels
  • Processador: Exynos 8895 octa-core (4 núcleos a 2,3 GHz e 4 núcleos a 1,7 GHz)
  • Memória RAM: 4 GB ou 6 GB
  • Armazenamento: 64 GB ou 128 GB
  • Peso: 173 g
  • Bateria: 3.500 mAh
  • Cores: preto, prata, ametista e dourado

Relembre os celulares que marcaram 2018

Relembre os celulares que marcaram 2018

Mais do TechTudo