Por Paulo Alves, para o TechTudo


O aplicativo Windows 95 ganhou uma nova versão com ainda mais características nostálgicas. A atualização traz conectividade com a Internet através do navegador Netscape Navigator 2.0, além de vários jogos antigos: o pacote inclui clássicos como Doom e Wolfenstein3D. Disponível gratuitamente para download no Windows, macOS e Linux, o "emulador" chamou atenção em agosto de 2018 por simular o programa de 23 anos atrás.

Emulador de Windows 95 roda jogos clássicos e navegador Netscape — Foto: Microsoft Emulador de Windows 95 roda jogos clássicos e navegador Netscape — Foto: Microsoft

Emulador de Windows 95 roda jogos clássicos e navegador Netscape — Foto: Microsoft

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O aplicativo funciona com uma tecnologia que permite virtualizar o antigo sistema operacional da Microsoft em um ambiente controlado. A nova versão conta com uma imagem atualizada com mais recursos, incluindo acesso à rede, suporte a monitores de maior resolução, servidor FrontPage e suporte a áudio – nada disso estava disponível na primeira versão. Além disso, há 500 MB livres para baixar novos conteúdos da web.

Nostalgia

Wolfenstein 3D foi um dos primeiros games de tiro em primeira pessoa a conquistar o grande público. Lançado em 1992 pela id Software, ele colocava o jogador para enfrentar soldados nazistas e até Hitler. Doom veio logo depois, em 1993. O jogo de tiro tinha um único fuzileiro, que precisa lutar contra soldados possuídos e demônios. O game foi um fenômeno na época, tanto pela aclamação dos fãs e da crítica como pela polêmica que levantou a respeito dos FPSl, já que era muito violento para os padrões dos anos 90.

Doom foi um dos primeiros jogos de tiro em primeira pessoa — Foto: Reprodução/Felipe Vinha Doom foi um dos primeiros jogos de tiro em primeira pessoa — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Doom foi um dos primeiros jogos de tiro em primeira pessoa — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

O Netscape Navigator 2.0, lançado em 1994, foi o primeiro navegador de Internet distribuído comercialmente (grátis para uso pessoal e vendido para empresas). Ele permitia o acesso a várias páginas da Internet simultaneamente e foi pioneiro na compatibilidade com com imagens no formato JPEG.

Além das novidades, outros recursos que já estavam no emulador do Windows 95 permanecem. É possível executar as principais ferramentas do sistema operacional, como calculadora, Paint e outros, em uma interface que reproduz fielmente o visual do ancestral do Windows 10.

O app Windows95 V 2.0 pode ser baixado pelo GitHub no link: https://github.com/felixrieseberg/windows95/releases

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Confira no Fórum do TechTudo.

Redes sociais que (quase) todo mundo já usou

Redes sociais que (quase) todo mundo já usou

MAIS DO TechTudo