Por Thássius Veloso, da redação


Depois da matriz nos Estados Unidos dar o pontapé, agora é a vez da Apple Brasil abrir as portas de suas lojas para cursos livres e grátis que ensinam donos de iPhones e iPads a usar melhor os recursos dos dispositivos. A empresa começou a oferecer o novo currículo do Today at Apple, programa global de educação, nas unidades em São Paulo e no Rio de Janeiro. Qualquer usuário pode se cadastrar para participar dos workshops. Não é preciso ter os equipamentos da maçã – a Apple empresta os aparelhos ao longo da aula.

Aula de música do Today at Apple nos Estados Unidos — Foto: Divulgação / Apple Aula de música do Today at Apple nos Estados Unidos — Foto: Divulgação / Apple

Aula de música do Today at Apple nos Estados Unidos — Foto: Divulgação / Apple

O movimento faz parte de uma expansão do Today at Apple, atualmente sob comando de Angela Ahrendts, vice-presidente de varejo da companhia. Foi anunciado em janeiro a adoção de três novos formatos: Skills, Walks e Labs. O site da Apple Brasil já mostra a mesma dinâmica: Técnica, Passeio e Laboratório estão à disposição dos clientes no Shopping Morumbi e no VillageMall.

A iniciativa em terras cariocas, por exemplo, traz sessões como “Técnicas de vídeo: Conte histórias com o Clips”, focado no aplicativo para edição de vídeos; “Passeio musical: Crie paisagens sonoras com o GarageBand”, software nativo de edição de áudio; e “Técnicas artísticas: Express suas ideias com o app Notas”.

Há diferenças entre os formatos. As aulas da trilha Técnica têm a proposta de aprofundar os conhecimentos em um determinado produto ou serviço, enquanto Passeio integra vários campos de conhecimento. A sessão Laboratório inclui ainda o início de um projeto.

Passeio fotográfico utiliza iPhone para explorar arquitetura — Foto: Divulgação / Apple Passeio fotográfico utiliza iPhone para explorar arquitetura — Foto: Divulgação / Apple

Passeio fotográfico utiliza iPhone para explorar arquitetura — Foto: Divulgação / Apple

Os cursos do Today at Apple podem ser divididos em várias partes, cada qual com duração de 30 minutos a uma hora e meia. Eles abordam os seguintes grandes campos de atuação: arte, vídeo, foto, programação, música, design e saúde. Algumas aulas são abertas também a crianças, como é o caso do “Laboratório fotográfico para a garotada: Retratos de família divertidos”.

As inscrições se dão por meio do site oficial (apple.com/br/today/calendar/) ou pelo aplicativo Apple Store. Basta ter um uma conta Apple ID para se matricular. A gigante da tecnologia envia a confirmação da aula por e-mail.

Today at Apple: confirmação de aula chega por e-mail — Foto: Reprodução / TechTudo Today at Apple: confirmação de aula chega por e-mail — Foto: Reprodução / TechTudo

Today at Apple: confirmação de aula chega por e-mail — Foto: Reprodução / TechTudo

Acontecem em todo o mundo mais de 18 mil sessões grátis por semana. A companhia diz que “milhões” de pessoas se envolveram no programa de educação. Além dos dispositivos móveis, algumas classes utilizam outros produtos da maçã, como o Mac.

iPhone não sai som? Veja como resolver o problema do celular da Apple

iPhone não sai som? Veja como resolver o problema do celular da Apple

Mais do TechTudo