Por Filipe Garrett, para o TechTudo


A Apple registrou uma patente que indica a possibilidade de os futuros MacBooks virem com teclados de vidro. A ideia mostra uma espécie de teclado virtual que também pode funcionar com tela e tem a capacidade de se deformar conforme digitação, assim como os mecânicos. Além disso, a novidade também pode ser útil para evitar as sujeiras que entram nos espaços entre as teclas, evitando que danifiquem o computador.

A ideia foi submetida ao órgão de registro de patentes norte-americano (USPTO) em 2018, mas só foi divulgada na última semana. Vale lembrar que o conceito faz parte dos planos da Apple de alguma forma, mas isso não garante seu aproveitamento no futuro.

Tela no teclado não é uma novidade para a Apple: MacBooks já trazem a Touch Bar no lugar das teclas de função desde 2016 — Foto: Divulgação/Apple Tela no teclado não é uma novidade para a Apple: MacBooks já trazem a Touch Bar no lugar das teclas de função desde 2016 — Foto: Divulgação/Apple

Tela no teclado não é uma novidade para a Apple: MacBooks já trazem a Touch Bar no lugar das teclas de função desde 2016 — Foto: Divulgação/Apple

O documento explica que o teclado seria do tipo virtual e dá a entender que o teclado do notebook em questão poderia funcionar também como uma segunda tela. Embora esse seja o uso mais provável, a patente deixa em aberto o aproveitamento da ideia em outros produtos.

Uma característica interessante do teclado de vidro é que ele resolve um problema comum em teclados virtuais: a falta de um retorno físico que o usuário sente cada vez que pressiona uma tecla. Esse é um elemento importante para uma digitação mais rápida e produtiva. A patente explica que o tal MacBook usaria várias camadas de vidro e que no nível superior, onde as teclas seriam exibidas, o material teria certa capacidade de deformação conforme fosse pressionado. Assim, o teclado virtual poderia passar a mesma sensação de digitar em teclas de verdade, oferecendo resistência à pressão do dedo e algum curso conforme você pressionasse o botão.

Patente descreve uma tela que teria a função de teclado, inclusive com "teclas reais" — Foto: Divulgação/USPTO Patente descreve uma tela que teria a função de teclado, inclusive com "teclas reais" — Foto: Divulgação/USPTO

Patente descreve uma tela que teria a função de teclado, inclusive com "teclas reais" — Foto: Divulgação/USPTO

Já a camada inferior atuaria como sensor de toque, semelhante ao das telas sensíveis atuais. O e que funcionaria no registro de quais áreas da tela foram pressionadas, definindo assim quais teclas estão sendo usadas a cada instante. O projeto ainda indica que essas camadas deformáveis poderiam assumir outras formas para diferentes propósitos: quando o teclado não fosse usado, as teclas “desapareceriam” da tela, que poderia ser usada como um segundo display para o computador.

Embora a patente não garanta que a ideia será aproveitada em algum produto, o conceito parece uma evolução do que a Apple já oferece com a Touch Bar nos MacBooks Pro mais recentes.

Mais do TechTudo