Celulares

Por Filipe Garrett, para o TechTudo


Micron e SanDisk apresentaram os primeiros cartões de memória com capacidade que deve impressionar muitos donos de celular: 1 TB de espaço para guardar arquivos. Dentre os dois, o mais rápido é o produto da SanDisk: o Extreme UHS-1 é um microSD XC que atinge 160 MB/s (megabytes por segundo) de velocidade de leitura e 90 MB/s de gravação, tornando-o uma opção interessante para quem grava vídeos em 4K. Já o c200 da Micron lê a 100 MB/s e grava a 95 MB/s.

O lançamento aconteceu na feira de celulares de Barcelona, a MWC 2019. Apenas a SanDisk informou deu detalhes, como o preço sugerido de US$ 449 (cerca de R$ 1.680, sem considerar impostos) e o início das vendas em abril.

Modelo da SanDisk é mais rápido e chega ao mercado já em abril por preço bem salgado — Foto: Divulgação/SanDisk

A pequena vantagem do Micron em velocidade de gravação pode ser explicada pela arquitetura interna do cartão de 1 TB. O c200 usa o QLC NAND da marca, mesma tecnologia de ponta usada nos SSDs mais rápidos do mercado na atualidade.

Os dois cartões atendem ao padrão de industrial V30, que estipula que o cartão de memória garanta um mínimo de 30 MB/s de velocidade estável para gravação. A medida previne problemas de qualidade.

Embora os usos de cartões microSD não estejam restritos a celulares – são usados no Nintendo Switch, drones e em câmeras de ação –, o cartão da SanDisk também oferece uma especificação importante para usuários de Android. Compatível com o A2, o microSD de 1 TB tem performance superior para atender às necessidades de apps que façam uso constante do cartão de memória.

Zenfone 5 da Asus é um dos poucos celulares com suporte garantido a microSD de alta capacidade — Foto: Bruno De Blasi/TechTudo

Celulares que efetivamente suportam microSD dessa capacidade ainda são uma raridade. Exemplos são os LG G6 e LG G7 ThinQ, além dos Zenfone 5 e Zenfone 5Z da Asus, todos com suporte até 2 TB, apesar de não existir tamanha capacidade no mercado atualmente.

Galaxy S10, S10 Plus e S10E: conheça linha premium da Samsung para 2019

Galaxy S10, S10 Plus e S10E: conheça linha premium da Samsung para 2019

Mais do TechTudo