Por Filipe Garrett, para o TechTudo


Wi-Fi Inteligente é o nome do recurso presente em celulares Samsung que visa automatizar o processo de conexão e gerenciamento do Wi-Fi. A promessa é de economia do plano de dados e da bateria dos smartphones Galaxy, visto que o aparelho passa a se encarregar sozinho do acionamento e do desligamento da rede sem fio.

Presente em diversos telefones da marca, a função, embora útil, é do tipo de ferramenta mais discreta, que você pode usar sem nem mesmo perceber. Abaixo, a gente te explica como o Wi-Fi Inteligente funciona e quais são os aparelhos que oferecem a funcionalidade.

Como funciona o Wi-Fi Inteligente

Tecnologia de gerenciamento inteligente do Wi-Fi está presente também em modelos das linhas Galaxy A e J — Foto: Bruno De Blasi / TechTudo Tecnologia de gerenciamento inteligente do Wi-Fi está presente também em modelos das linhas Galaxy A e J — Foto: Bruno De Blasi / TechTudo

Tecnologia de gerenciamento inteligente do Wi-Fi está presente também em modelos das linhas Galaxy A e J — Foto: Bruno De Blasi / TechTudo

O Wi-Fi Inteligente da Samsung tem como base o aprendizado dos hábitos do usuário. O celular passa a detectar quais são as redes Wi-Fi usadas com mais frequência. Assim que uma rede local desse tipo é classificada como um ponto de conexão frequente, o recurso passa a automatizar o processo de conexão e desconexão com essa rede.

As vantagens disso são a conveniência do seu celular se conectando automaticamente, potencial economia do seu plano de dados contratado junto à operadora e também gastos menores de energia, contribuindo para que a bateria dure mais tempo.

O Wi-Fi Inteligente leva em consideração quais são as redes mais utilizadas pelo cliente. Sempre que o celular detecta que o usuário está perto de um Wi-Fi já cadastrado, a conexão é estabelecida automaticamente. A detecção ocorre a partir da comunicação do Galaxy com a antena da operadora de telefonia. Neste momento, a internet móvel (3G/4G) também é automaticamente desligada pelo smartphone.

Tecnologia visa controlar automaticamente a conexão Wi-Fi para economizar dados móveis e bateria — Foto: Divulgação / Samsung Tecnologia visa controlar automaticamente a conexão Wi-Fi para economizar dados móveis e bateria — Foto: Divulgação / Samsung

Tecnologia visa controlar automaticamente a conexão Wi-Fi para economizar dados móveis e bateria — Foto: Divulgação / Samsung

A ideia do Wi-Fi Inteligente aqui é dar a conveniência de ter o aparelho reconhecendo e acessando redes que você visita com frequência ao mesmo tempo que o recurso evita que você desperdice seu plano de dados, desligando a conexão móvel assim que ela se torna dispensável em virtude da oferta do Wi-Fi.

Outro desdobramento do uso do Wi-Fi Inteligente da Samsung pode ser também a economia de energia da bateria. Quando você sai da área de cobertura das suas redes Wi-Fi preferidas, o celular é capaz de sozinho desligar o Wi-Fi, passo que pode ajudar a economizar bateria.

Wi-Fi Inteligente não é exclusividade de celulares mais caros

Samsung Galaxy Note 9, além das versões de S9 e S8 contam com o recurso também — Foto: Bruno De Blasi / TechTudo Samsung Galaxy Note 9, além das versões de S9 e S8 contam com o recurso também — Foto: Bruno De Blasi / TechTudo

Samsung Galaxy Note 9, além das versões de S9 e S8 contam com o recurso também — Foto: Bruno De Blasi / TechTudo

O Wi-Fi Inteligente da Samsung está disponível na maioria dos aparelhos da marca lançados a partir de 2017, o que engloba não apenas modelos caros, como Galaxy S9 e Note 9, mas também aparelhos de entrada, casos dos smartphones da linha Galaxy J (como os J2 Pro e J7 Pro) e da linha Galaxy A (como os A8 e A8 Plus).

Relembre os celulares que marcaram 2018

Relembre os celulares que marcaram 2018

Mais do TechTudo