Redes sociais

Por Carol Fernandes, para o TechTudo


O Facebook tem mais de 2 bilhões de usuários no mundo, mas depois de 15 anos no ar, muitas pessoas podem estar pensando em excluir seu perfil. Como alternativa, além das plataformas famosas, como Instagram e YouTube, existem diversas outras redes sociais para quem quer interagir com os amigos. Pensando nisso, listamos cinco redes sociais que podem ser opções interessantes: Skoob para quem gosta de ler, a Hello para quem tem saudades do Orkut, a Vero e a Ello para quem não aguenta mais ver publicidade na Internet — até o velho Hi5, que não morreu e ainda tem 300 milhões de membros cadastrados, para quem quer flertar. Confira

Como usar a Vero, rede social que quer derrubar o Instagram

Como usar a Vero, rede social que quer derrubar o Instagram

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Ello

Ello é uma rede social sem anúncios  — Foto: (Foto: Reprodução/Ello) Ello é uma rede social sem anúncios  — Foto: (Foto: Reprodução/Ello)

Ello é uma rede social sem anúncios — Foto: (Foto: Reprodução/Ello)

A rede social Ello chama a atenção por ser livre de anúncios. A plataforma promete garantir a privacidade dos dados dos usuários, impedindo que sejam vendidos para outras empresas – fazendo referência ao Facebook. A rede não é nova. Foi criada em 2013 por um grupo de designers e artistas que queriam um espaço descomplicado e sem propagandas para dividir ideias com os amigos e com o mundo. Disponível para celular Android e iPhone (iOS) e na web, até hoje, ela se define como "a rede dos criadores", como explica a descrição do app na Play Store: "A Ello é uma plataforma de mercado e publicação em rede para os criadores do mundo compartilharem e venderem seu trabalho, criarem audiência, visibilidade e oportunidades, e serem contratados e colaborarem".

2. Hello

Hello é do mesmo criador do Orkut  — Foto: Reprodução/Hello Hello é do mesmo criador do Orkut  — Foto: Reprodução/Hello

Hello é do mesmo criador do Orkut — Foto: Reprodução/Hello

Quem sente saudades do Orkut, que foi desativado em 2014, pode se identificar com a Hello. A rede também foi criada pelo programador turco Orkut Buyukkokten e traz várias funções inspiradas no "irmão mais velho". O grande apelo da Hello está no conceito de personas, que é uma forma de resgatar as comunidades de um jeito mais moderno. O objetivo da rede também é o mesmo: unir pessoas que têm os mesmos interesses. Lançada em 2016 com versão web e para Android e iPhone (iOS), a rede chegou a ficar conhecida como o "novo Orkut".

3. Vero

Vero pode ser um dos maiores concorrentes do Facebook — Foto: Reprodução/Vero Vero pode ser um dos maiores concorrentes do Facebook — Foto: Reprodução/Vero

Vero pode ser um dos maiores concorrentes do Facebook — Foto: Reprodução/Vero

A Vero é uma rede que se autodefine como "verdadeiramente social". Ao contrário do Facebook e do Instagram, a plataforma não tem anúncios e apresenta as publicações em ordem cronológica, ou seja, não usa algoritmos para exibir posts. Apesar de ter sido criada em 2015, seu auge foi em 2018, quando chegou ao topo da App Store americana e atingiu a marca de um milhão de usuários. Na Vero, é possível compartilhar fotos e vídeos, que podem ser editados e também recomendar músicas pelo iTunes, filmes, pelo themoviedb.org, e livros, do iBooks. Assim como em outras plataformas, o usuário pode usar hashtags para visualizar posts sobre um determinado assunto.

4. Hi5

Hi5 permite usar o login do Facebook para se cadastrar  — Foto: Reprodução/Hi5 Hi5 permite usar o login do Facebook para se cadastrar  — Foto: Reprodução/Hi5

Hi5 permite usar o login do Facebook para se cadastrar — Foto: Reprodução/Hi5

O Hi5 foi criado em 2003 e teve seu auge em 2008, quando esteve entre os 20 sites mais visitados da Internet. Apesar de ser "antiga", a rede pode agradar quem procura algo parecido com o Facebook. Isso porque a plataforma também permite a criação de um perfil pessoal e a interação com amigos por meio de postagens e compartilhamento de conteúdo como fotos, vídeos e outros.

Disponível em 15 idiomas, a rede tem cerca de 300 milhões de membros registrados e é voltada para quem quer flertar, namorar ou fazer novos amigos. A Hi5 está disponível no Android, iPhone e na web. Para fazer login, o usuário pode autorizar o uso dos dados do Facebook, fazer uma sincronização com uma conta do Google ou inserir um e-mail para se cadastrar manualmente.

5. Skoob

Skoob é versão brasileira do pioneiro Goodreads — Foto: Reprodução/Skoob Skoob é versão brasileira do pioneiro Goodreads — Foto: Reprodução/Skoob

Skoob é versão brasileira do pioneiro Goodreads — Foto: Reprodução/Skoob

O Skoob (“books” ao contrário) é a primeira rede social brasileira destinada a leitores de livros. A ideia é que pessoas que leram os mesmos livros se encontrem no meio online para trocar experiências, críticas ou recomendações de novas outras leituras. Através da interface simples, o usuário pode fazer sua lista de preferências literárias, criar uma ordem de leitura, publicar resenhas e interagir com quem está lendo o mesmo livro. O Skoob ainda permite a criação de grupos que funcionam como fóruns de discussão. Um tipo de clube do livro moderno que pode ser usado na versão web ou apps para Android e iPhone.

Redes sociais que (quase) todo mundo já usou

Redes sociais que (quase) todo mundo já usou

Qual é a sua rede social favorita? Deixe a sua opinião no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo