Telefonia

Por Isabela Cabral, para o TechTudo


Consultar o IMEI permite saber o código único que identifica cada smartphone fabricado. Por meio deste número, o usuário pode descobrir se o seu telefone está em situação regular – ou seja, se é certificado pela Anatel ou órgão equivalente no exterior. A informação é importante para quem está em dúvida quanto à legalidade do dispositivo, já que a agência decidiu bloquear os celulares piratas em todo o país. Nas linhas a seguir, saiba como fazer o procedimento.

Saiba como verificar o IMEI de um celular — Foto: Lucas Mendes/TechTudo

Como descobrir o IMEI

O primeiro passo é checar o código identificador do celular. A forma mais simples para descobri-lo é pelo discador nativo. Basta acessar o teclado usado para fazer chamadas e digitar *#06#. Imediatamente o número será exibido na tela.

IMEI pode ser descoberto pelo discador do celular — Foto: Reprodução / Isabela Cabral

Outra possibilidade é verificar a embalagem do produto. As caixas dos celulares costumam trazer a informação numa etiqueta. A nota fiscal também pode conter o IMEI. Telefones mais antigos e com bateria removível contam ainda com o código impresso na parte interna, próximo à entrada do chip.

O código IMEI pode ser encontrado na caixa dos smartphones — Foto: Helito Bijora / TechTudo

Como descobrir o IMEI no Android

Passo 1. Nos smartphones Android é possível localizar o número nos ajustes de sistema. Acesse as configurações do celular e vá em "Sistema". Depois, toque em "Sobre o dispositivo".

Para saber seu IMEI, acesse as configurações do Android — Foto: Reprodução / Isabela Cabral

Passo 2. Role a página até encontrar o IMEI.

A seção 'Sobre o dispositivo' exibe o IMEI e outros dados — Foto: Reprodução / Isabela Cabral

Caso o seu dispositivo não esteja por perto, seja por ter sido roubado, perdido ou qualquer outro motivo, há também uma forma de achar o código remotamente. Pelo computador ou outro smartphone, acesse o serviço “Encontre meu dispositivo” (google.com/android/find). Será preciso fazer login com a conta Google. Depois disso será exibida uma página com diversos recursos úteis para proteger e localizar os dispositivos. Para visualizar o IMEI, clique no ícone de informação ao lado do nome do celular.

Serviço do Google msotra IMEI e ajuda a encontrar celular perdido — Foto: Reprodução / Isabela Cabral

Como descobrir o IMEI no iPhone

Passo 1. Os donos de iPhones podem descobrir o número IMEI nas configurações do telefone. Abra os “Ajustes” do iOS e acesse “Geral” → “Sobre”.

Acesse os ajustes do iPhone para procurar pelo IMEI — Foto: Reprodução / Isabela Cabral

Passo 2. Nesta página, várias informações sobre o celular estarão disponíveis, entre elas o IMEI.

Diversas informações sobre o aparelho estão na seção 'Sobre' — Foto: Reprodução / Isabela Cabral

Outra opção é olhar no próprio corpo do iPhone. Alguns modelos trazem o código na bandeja do SIM Card, enquanto outros têm o IMEI gravado na traseira.

iPhones trazem IMEI na traseira o na bandeja do chip — Foto: Divulgação / Apple

Por outro lado, se o celular não estiver com você, o jeito é acessar o central de controle do Apple ID (appleid.apple.com) pelo navegador de outro dispositivo. Inicie uma sessão e role a página até encontrar o item “Dispositivos”. Selecione o iPhone desejado para ver o IMEI.

Conta da Apple contém número de IMEI do iPhone do usuário — Foto: Reprodução / Isabela Cabral

Como consultar o IMEI

Agora que você já tem seu IMEI em mãos, é hora de fazer a consulta no portal Celular Legal. Acesse a página oficial (anatel.gov.br/celularlegal/consulte-sua-situacao) e clique em “Consulte aqui a situação do seu aparelho celular”. Em seguida, preencha os campos solicitados. Vá em “Consultar” e aguarde a resposta. A situação do aparelho será mostrada na mesma página, logo abaixo.

Consulta Celular Legal: ferramenta informa se IMEI está irregular — Foto: Reprodução / TechTudo

Relembre os celulares que marcaram 2018

Relembre os celulares que marcaram 2018

Mais do TechTudo