Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


Se o Facebook é grátis, como a empresa de Mark Zuckerberg ganha dinheiro? Essa dúvida é muito comum e a resposta é, basicamente, publicidade. Alguns outros recursos do Facebook também não são tão claros para os usuários, como os critérios que a plataforma utiliza para sugerir amigos e o que deve ser feito com um perfil em caso de falecimento de um amigo ou parente.

Descubra, nas linhas a seguir, se é possível usar o Messenger sem ter uma conta na rede social e se é possível dizer que o Facebook é a maior rede social do mundo. Confira seis perguntas e respostas sobre curiosidades do Facebook.

Gratuito para os usuários, o Facebook tem seus métodos para ganhar dinherio — Foto: Reprodução/TechTudo Gratuito para os usuários, o Facebook tem seus métodos para ganhar dinherio — Foto: Reprodução/TechTudo

Gratuito para os usuários, o Facebook tem seus métodos para ganhar dinherio — Foto: Reprodução/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. O Messenger funciona em conta desativada do Facebook?

Sim. Durante o processo de desativação do perfil do Facebook, o usuário é informado que a conta no Messenger continuará ativa e que será possível continuar conversando normalmente. Para acessar o chat posteriormente, basta usar as mesmas credenciais de login que usava para acessar o Facebook. Todos os amigos poderão encontrar sua foto na lista de contatos, na janela de bate-papo e nos locais públicos do Facebook para enviar uma nova mensagem. Para apagar a conta no Messenger, é necessário realizar o procedimento pelo aplicativo do mensageiro para iPhone (iOS) ou Android.

É possível usar o Messenger sem uma conta no Facebook — Foto: Luciana Maline/TechTudo É possível usar o Messenger sem uma conta no Facebook — Foto: Luciana Maline/TechTudo

É possível usar o Messenger sem uma conta no Facebook — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Também é possível fazer o processo contrário e criar uma conta no Messenger sem possuir um perfil na rede social. Para isso, é preciso baixar o aplicativo do mensageiro para celular e fazer o cadastro utilizando o número do telefone. O usuário poderá conversar com todos os contatos da agenda que possuírem o app instalado e que também tenham o telefone sincronizado com o serviço.

2. O que acontece quando a conta do Facebook é desativada?

Primeiro, é preciso esclarecer que existe diferença entre desativar e excluir uma conta no Facebook. “Desativar” significa deixar o perfil inativo temporariamente, invisível, para que ele não seja encontrado pelos amigos. O procedimento é ideal para quem quer “dar um tempo” da plataforma e deseja voltar depois. Neste modo, o serviço removerá seu nome e foto da maior parte do conteúdo que você compartilhou na rede social, mas ainda será possível usar seu login do Facebook para acessar aplicativos externos, como Spotify e Pinterest, por exemplo, pois seu perfil ainda estará ativo na base da rede social.

Além de continuar tendo acesso ao Messenger, também será possível visualizar os comentários que você deixou nas publicações, no entanto, seu nome será exibido como texto comum e sua foto será trocada por um avatar genérico. As marcações em fotos também mostrarão seu nome, mas o link não levará a lugar nenhum. Para reativar o perfil posteriormente, basta fazer login com suas credenciais e tudo voltará ao normal.

Caixa de confirmação para desativar conta no Facebook temporariamente — Foto: Reprodução/Raquel Freire Caixa de confirmação para desativar conta no Facebook temporariamente — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Caixa de confirmação para desativar conta no Facebook temporariamente — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Já “excluir” um perfil deletará permanentemente todo o conteúdo do usuário, e não será possível reativar a conta. Antes da exclusão, é possível baixar uma cópia de todas as informações que a rede social armazenou sobre você, como fotos e publicações. Caso você não solicite que o Messenger continue ativo, o mensageiro também será apagado no processo e você perderá todas as suas conversas. Todas as informações serão apagadas da plataforma em até 90 dias.

3. O Facebook é a maior rede social do mundo?

Sim. Em média, cinco 5 contas do Facebook são criadas a cada segundo, o que levou a plataforma a alcançar a marca de 2 bilhões de usuários no mundo, sendo 1,4 deles ativos diariamente. Outros indicadores também são superiores em relação aos demais serviços e colaboraram para a rede de Zuckerberg ser considerara a maior rede social do mundo.

O Facebook tem oito bilhões de vídeos visualizados por dia, enquanto o YouTube, segunda maior rede social do mundo, soma cinco bilhões de views diários. O Facebook também ultrapassa o Instagram em número de fotos publicadas diariamente: são 300 milhões do Face contra 95 milhões do Insta, que ficou em terceiro lugar na lista. O top 10 traz na sequência WhatsApp, Google+, Twitter, Snapchat, Reddit, LinkedIn e Pinterest.

4. Qual é o critério do Facebook para sugerir amigos?

Basicamente, são amigos em comum, participação em mesmos grupos, marcações nas mesmas fotos, rede de trabalho e educação, como locais onde você estudou e trabalhou, além de contatos que você tenha importado para a rede social. É possível deletar qualquer pessoa indesejada da lista clicando em “Remover” ao lado do nome dela, ajudando a aprimorar as sugestões.

Por um determinado período de 2015, o Facebook também utilizou a localização em tempo real dos usuários para determinar essas sugestões, o que comprometeria a privacidade das pessoas. A rede social informou que o recurso foi utilizado em uma fase de testes que durou quatro semanas, mas que o experimento foi descontinuado e atualmente não usa mais a localização para esta finalidade.

5. Como o Facebook ganha dinheiro?

Aproximadamente 89% do faturamento do Facebook é proveniente de anúncios digitais. Ou seja, as empresas pagam ao Facebook para que você, usuário da rede social, veja os produtos que elas estão vendendo. Em 2018, o Facebook teve uma receita total de US$ 55 bilhões (cerca de R$ 204 bilhões). Atualmente, pode-se dizer que todas as grandes marcas do mercado estão ativas no Facebook e no Instagram, que pertence ao mesmo grupo liderado por Mark Zuckerberg.

A publicidade está por toda parte dentro da rede social, em banners, posts e Stories, em formato de textos, fotos, GIFs e vídeos. O pagamento, geralmente, é feito por cada clique dos usuários nos anúncios.

Anúncios em Lives do Facebook — Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo Anúncios em Lives do Facebook — Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo

Anúncios em Lives do Facebook — Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo

Outra fonte de renda seriam os anúncios segmentados, que se utilizam de dados pessoais e demográficos captados pelo Facebook para atingir um público específico. No entanto, o escândalo da Cambridge Analytica, revelado no ano passado, abriu uma discussão sobre o modelo de negócio, já que o vazamento desses dados teria favorecido o trabalho da agência na campanha de Donald Trump, nos Estados Unidos. Com as informações em mãos, a companhia traçava o perfil psicológico das pessoas e enviava anúncios patrocinados com mais chances de êxito na eleição.

6. Como o Facebook sabe que um usuário faleceu?

O Facebook possui um formulário próprio para que um amigo ou familiar informe que um usuário faleceu. Nele, a pessoa deve inserir o nome da pessoa, a data da morte e, se desejar, o atestado de óbito. A família deve escolher se deseja transformar o perfil em um memorial ou deletar a página da rede social.

Um perfil memorial é uma página dedicada a receber homenagens após a morte. Para identificação, a mensagem “em memória” ficará ao lado do nome do antigo usuário. Nela, os amigos poderão enviar mensagens de carinho e visualizar fotos antigas. Esses perfis não são mostrados como sugestão de amizade, nem aparecem nos lembretes de aniversário.

Fundador do Facebook apareceu com memorial póstumo na rede social — Foto: Reprodução/Business Insider Fundador do Facebook apareceu com memorial póstumo na rede social — Foto: Reprodução/Business Insider

Fundador do Facebook apareceu com memorial póstumo na rede social — Foto: Reprodução/Business Insider

Qualquer pessoa pode designar um “herdeiro” da sua conta do Facebook, para que a pessoa seja a curadora da sua página em caso de morte. O herdeiro poderá mudar a foto do perfil e de capa, fixar publicações na linha do tempo e aceitar solicitações de amizade, mas não poderá criar novos posts ou visualizar mensagens privadas. A indicação de um contato herdeiro é feita dentro das configurações da rede social.

Como excluir muitas fotos no Facebook ao mesmo tempo

Como excluir muitas fotos no Facebook ao mesmo tempo

Facebook não entra pelo PC: como resolver? Veja no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo