Por Julia Marques, para o TechTudo


O Uber Eats é a plataforma de refeições com entregador da Uber, que possui atividade em mais de 25 estados do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. O aplicativo, que está disponível tanto para iPhone (iOS) quanto para Android, disponibiliza um catálogo com inúmeros restaurantes filiados à empresa e, a partir disso, o consumidor escolhe um ou mais pratos que serão entregues de acordo com a sua localização. Porém, diferentemente de restaurantes que contratam os seus próprios entregadores, o Uber Eats permite que qualquer pessoa faça parte da equipe, desde que possua todos os requisitos para trabalhar com o app.

Pensando nisso, o TechTudo reuniu uma série de perguntas e respostas que podem ajudar possíveis entregadores a se conectarem mais rapidamente à plataforma rival do iFood. Descubra quanto ganha um entregador do Uber Eats, saiba quais documentos são necessários e aprenda como se cadastrar na ferramenta, por exemplo.

Confira lista com perguntas e resposta sobre o app para entregadores — Foto: Divulgação/Uber Eats Confira lista com perguntas e resposta sobre o app para entregadores — Foto: Divulgação/Uber Eats

Confira lista com perguntas e resposta sobre o app para entregadores — Foto: Divulgação/Uber Eats

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Como funciona o Uber Eats?

O aplicativo é bastante parecido com outras plataformas que entregam comidas: basta entrar no app e procurar por um restaurante e selecionar o prato desejado. Depois disso, o usuário deve conferir o preço do prato juntamente com a taxa de entrega e conferir o endereço de destino. Por fim, é só finalizar o pedido e aguardar o horário de entrega que será estimado assim que a compra for finalizada. No software, também é possível acompanhar o seu pedido, sabendo desde o momento em que o mesmo está sendo preparado até a hora que está sendo entregue por um dos entregadores do Uber Eats.

2. O que é preciso ter para ser um entregador?

Antes de se inscrever no site da Uber para se tornar um entregador, é necessário conferir se você possui todos os documentos para isso. Para realizar as entregas é preciso utilizar um carro, uma moto ou uma bicicleta. Se as entregas forem realizadas de carro ou moto, é preciso ter uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com a observação "exerce atividade remunerada" e, também, é indispensável apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo válido. Por outro lado, se as entregas forem realizadas de bicicleta, é essencial possuir uma CNH válida e um RG, constatando ser maior de 18 anos e possuir o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Tire suas dúvidas sobre Uber Eats — Foto: Divulgação/Uber Eats Tire suas dúvidas sobre Uber Eats — Foto: Divulgação/Uber Eats

Tire suas dúvidas sobre Uber Eats — Foto: Divulgação/Uber Eats

3. Como se cadastrar?

Após conferir todos os documentos listados acima, é só se inscrever no aplicativo do Uber Partner ou no próprio site (https://www.uber.com/a/signup/drive/deliver). Depois, é só autorizar a realização de uma verificação do seu perfil e enviar os documentos necessários para o fim do cadastro. Logo que todas as etapas forem concluídas, o aplicativo envia uma mensagem informando que o seu perfil está ativo e, a partir disso, você se tornará um novo entregador do Uber Eats e já poderá aceitar pedidos de entrega.

Se você já possui um cadastro na Uber, tudo se torna mais fácil: basta entrar no aplicativo Uber Partner, acessar a seção "conta" e selecionar "opções de veículos. Em seguida, será necessário aceitar os termos e condições de serviço, como todo a aplicativo, para começar a aceitar as solicitações do usuário e se tornar um entregador do Uber Eats.

4. Em quais estados o serviço está disponível?

O Uber Eats está presente em diversas cidades de inúmeros países ao redor do mundo. Aqui no Brasil, a primeira cidade a receber o aplicativo foi São Paulo e, com o sucesso, se expandiu para muitas outras. Atualmente, o aplicativo está disponível mais de 25 estados, sendo eles: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza. Goiânia, João Pessoa, Juiz de Fora, Londrina, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, Santos, São Luis, São Paulo, Sorocaba, Teresina, Uberlândia e Vitoria.

5. Como é a navegação para o entregador no app?

Bem parecido com o aplicativo do Uber para transporte particular, o Uber Eats disponibiliza todas as informações necessárias para que o entregador faça o seu trabalho com êxito. O aplicativo permite ao entregador visualizar o trajeto até o restaurante e até a localização prevista para fazer a entrega da refeição. Vale lembrar também que todas as viagens realizadas com o app são cobertas por um seguro, sem nenhum custo extra para o entregador da plataforma.

Viagens realizadas pelo Uber Eats são cobertas por um seguro — Foto: Divulgação/Uber Eats Viagens realizadas pelo Uber Eats são cobertas por um seguro — Foto: Divulgação/Uber Eats

Viagens realizadas pelo Uber Eats são cobertas por um seguro — Foto: Divulgação/Uber Eats

6. Quanto ganha um entregador do Uber Eats?

Os ganhos que os entregadores adquirem no fim da entrega são calculados a partir de três fatores: taxa de retirada, taxa de entrega e valor por distância percorrida. A taxa de retirada é uma taxa fixa para a retirada no restaurante (e varia de acordo com o restaurante). Já a taxa de entrega é um valor fixa para determinados locais de entrega. Por fim, o preço por distância percorrida é uma taxa pela distância percorrida desde a retirada do pedido no restaurante até a conclusão da viagem.

Todos esses valores podem ser visto no seu próprio perfil do aplicativo e os ganhos são transferidos para você toda a semana. Entretanto, essas taxas e preços por distância variam de acordo com o tipo de veículo que está sendo utilizado e de acordo com a cidade que a entrega está sendo feita. Esses valores podem ser conferidos no próprio site da Uber Eats.

Saiba quanto ganha um entregador do Uber Eats — Foto: Divulgação/ Uber Saiba quanto ganha um entregador do Uber Eats — Foto: Divulgação/ Uber

Saiba quanto ganha um entregador do Uber Eats — Foto: Divulgação/ Uber

Como pedir Uber pelo computador

Como pedir Uber pelo computador

Existe algum perigo em fazer compras online? Saiba no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo